Em meio à popularização cada vez maior do Pix, o Banco Central (BC) lançará, na próxima quinta-feira (11), uma moeda de R$ 5. Parece um retrocesso, uma volta no tempo, mas a novidade tem um motivo: uma homenagem ao Poder Legislativo, celebrando o bicentenário da primeira Constituição, que implementou o bicameralismo no país, com a criação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O formato e outros detalhes da moeda comemorativa de prata só serão divulgados na cerimônia no Salão Nobre do Congresso Nacional. Assim como outras moedas que celebram marcos da história nacional, como a do Bicentenário da Independência, também com valor facial de R$ 5, esta deverá ser disponibilizada para compra na Casa da Moeda do Brasil, que também fabrica medalhas e outros suvenires.
Segundo o BC, existem algumas razões para a população adquirir as moedas comemorativas, como o valor simbólico de obras de arte que elas ganham, em função da cunhagem em metal nobre; e pela raridade, já que são lançadas em tiragens rigorosamente limitadas com composições artísticas baseadas em documentos históricos.