A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu no início da noite deste domingo (7) o alerta máximo devido ao acumulado de chuvas acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas. Em comunicado, o órgão informou que as chuvas devem continuar nas próximas horas, inclusive nesta segunda-feira (8).
O diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, contou que o protocolo de acionamento das sirenes devido às chuvas acima de 150 mm em 72 horas já foi atingido em duas localidades: na Vila Sabiá, na Liberdade, e na Baixa do Cacau, em São Caetano.
“Dessa forma, já enviamos SMS informando às populações dessas comunidades, assim como acionamos os diversos órgãos e secretarias do Sistema Municipal de Defesa Civil, notadamente a Codesal, a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), para que possamos assim recepcionar as famílias e garantir que elas estejam em segurança”, disse Sosthenes.
“Enquanto isso, os nossos engenheiros, arquitetos e geólogos da Codesal continuam nas ruas realizando as vistorias feitas a partir dos chamados que são dados pelo 199. Em caso de risco, se afaste dessa condição, disque 199 e aguarde para que um dos nossos profissionais possa realizar a vistoria e garantir a segurança das suas vidas e das suas famílias”, alertou.
Em caso de risco ou ocorrências, as pessoas devem ligar para o 199.
Matéria relacionada: Com chuva intensa, Salvador entra em estado de alerta