A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou nesta quarta-feira (3) que passou a operar em “Nível de atenção” para o risco de chuvas fortes na cidade devido o volume acumulado de 80 milímetros de água nas últimas 72 horas.
Com a alteração, técnicos — engenheiros, arquitetos e geólogos — irão a campo fazer vistorias do Plano Preventivo da Defesa Civil, o PPDC. O objetivo é “identificar feições de instabilidade de encostas, analisar risco iminente e definir moradias para evacuação/ proteção comunitária nas regiões contempladas por sistema de alerta e alarmes — sirenes”.
Níveis de operação da Codesal
- Nível 1 – Observação
- Nível 2 – Atenção: ação preventiva in loco
- Nível 3 – Alerta
- Nível 4 – Alerta máximo
Para quinta (4) e sexta-feira (5), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chances de 80% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamento e deslizamento de terra nos dois dias.
No fim de semana, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra. No sábado e domingo (7), a possibilidade de chuva é de 90%.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.