O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, será homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares em Salvador, em solenidade na Câmara Municipal de Salvador. A informação foi confirmada pelo jurista e vereador Edvaldo Brito (PSD), após reunião com o chefe do ministério na última terça-feira (2), em Brasília.
A homenagem será em novembro, na sede do Legislativo municipal, durante o mês da Consciência Negra. A medalha, proposta por Brito e aprovada por unanimidade, é concedida a pessoas que se destacam na luta contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. Silvio Almeida foi escolhido por ser um dos maiores especialistas em questões raciais. “É um orgulho poder homenagear um aluno que acompanho desde os primeiros passos no curso de Direito e hoje enobrece o país atuando como ministro de uma pasta tão importante”, comentou Brito.
Nas redes sociais, o ministro celebrou a homenagem em um post conjunto com o ex-professor, vereador e amigo. Silvio e Edvaldo Brito se conheceram na faculdade e, desde então, nutrem uma relação de amizade. “Pude reafirmar o meu orgulho em ver o sucesso, hoje, daquele humilde estudante que conheci em 1996 nos bancos da Faculdade, e que comigo conversava ao final de todas as aulas, sinalizando para a nossa empatia e recíproca condição de sermos uns dos únicos negros naquele ambiente. Vencemos”, escreveu o vereador.
Ver essa foto no Instagram