A Prefeitura de Salvador já emitiu mais de 4,6 mil carteiras de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista desde o início da ação, no ano passado. O documento é ofertado gratuitamente e possibilita identificar esta população em espaços públicos e privados, viabilizando o atendimento prioritário, evitando assim o constrangimento para as pessoas autistas e suas famílias. É um direito previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020).
“Algumas pessoas, por vezes, não apresentam características visíveis do autismo e precisam de prioridade em filas e atendimentos diversos, mas muitas pessoas não entendem, e essa carteira já mudou a realidade de muita gente”, comemora Júnior Magalhães, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer.
A capital baiana conta ainda com a iniciativa ‘Autista a Bordo’, que oferece adesivos gratuitos para veículos que transportam pessoas com TEA. A ação é da Sempre e tem o objetivo de sensibilizar motoristas a evitar buzinas, faróis altos e ultrapassagens, promovendo um ambiente mais seguro. Os adesivos podem ser obtidos gratuitamente na Secretaria, no espaço CIPTEA (Rua Miguel Calmon, 28, Comércio), de segunda a sexta, das 8h30 às 16h, mediante apresentação da CIPTEA ou laudo de autismo.
O ‘Empreender é com elas’ é uma iniciativa que visa atender necessidades específicas de mulheres com deficiência e mães de pessoas com deficiência, proporcionando oportunidades de esporte, lazer, cultura e empreendedorismo, fornecendo às beneficiárias a oportunidade de explorar diversas atividades que enriqueçam suas vidas. O projeto possui, atualmente, 102 mulheres cadastradas.
Há também o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado à Sempre de caráter permanente que tem por finalidade a formulação de estratégias e controle social da execução das ações e políticas públicas da Cidade de Salvador voltadas à pessoa com deficiência.