Cursos para idosos, apresentação de K-pop e mais: Caixa Cultural Salvador divulga programação para abril

Cursos para idosos, apresentação de K-pop e mais: Caixa Cultural Salvador divulga programação para abril

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Divulgação/Caixa Cultural

Publicado em 03/04/2024 às 11:44 / Leia em 10 minutos

A Caixa Cultural Salvador, espaço que fica na Rua Carlos Gomes, no Centro da cidade, divulgou sua programação especial de arte-educação para o mês de abril, com atividade especial alusiva ao dia da conscientização do autismo.

A agenda contempla uma série de atividades que vão desde cursos voltados a inclusão digital para idosos até apresentação de K-pop (Música Pop Coreana) voltada para o público adolescente. As atividades oferecidas são todas gratuitas e as inscrições podem ser feitas neste site.

A programação completa pode ser conferida abaixo:


Jornada pedagógica: Inclusão digital

Durante todas as sextas-feiras do mês, ocorrerá a jornada “Inclusão Digital para Idosos”, que objetiva aproximar o público-alvo ao universo digital, com informações quanto às ferramentas disponíveis nos celulares e ao mundo da web. As turmas formadas abordarão as funcionalidades do Google até a compreensão de diversos aplicativos e funções básicas dos smartphones.

A jornada de inclusão digital ocorrerá nos dias 05, 12, 16 e 26 de abril, com turmas das 10h30 às 12h e das 15h30 às 17h.


Contação de histórias: O Menino só

Há muitos meninos sós no mundo. Apenas no Brasil, estima-se que sejam em torno de dois milhões. “O menino só” fala de forma poética sobre o complexo e pouco conhecido mundo das crianças autistas, que não apresentam estigmas físicos visíveis, mas têm necessidades muito específicas para poder se desenvolver.

A atividade acontece nos dias 6, 7, 13 e 14 de abril, das 10h às 11h.

 


Contação de histórias: A cura da Terra

Moína é uma menina muito curiosa, de origem indígena, e que adora se aconchegar nos braços da avó para ouvir histórias. Ela quer entender o sentido de sua vida, as suas transformações. Mas uma história em especial revelará à menina o sofrimento pelo qual seu povo passou, as descobertas e a sabedoria de seus ancestrais e como conseguiram a cura de um de seus bens mais preciosos: a Terra.

A atividade acontece nos dias 20, 21, 27 e 28 de abril, das 10h às 11h.

 


Encontro cultural: Diálogos sobre o TEA na Educação

Encontro direcionado especialmente aos educadores. Tem como objetivo promover uma compreensão mais profunda do processo de aprendizagem das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enquanto oferece um espaço para o compartilhamento de experiências e práticas inclusivas.

Serão apresentadas informações atualizadas sobre o TEA, desmistificando conceitos equivocados e promovendo um entendimento mais preciso, além de, explorar estratégias de inclusão escolar.

O encontro será no dia 06 de abril, das 15h às 16h30.

 


Escrita para crianças

A autora Luiza Meireles fala sobre os seus livros que abordam a temática das diferenças e com personagens cheios de características especiais, os quais vivem muitas aventuras, desvendam mistérios com os amigos e aprendem a respeitar e valorizar a própria vontade. Através do compartilhamento de suas experiências de escrita, ainda na infância, e sua relação com o hábito da leitura, Luiza vai demonstrar o método que ela criou e utilizou para escrever suas histórias com o objetivo de incentivar que outras crianças também criem suas próprias histórias. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a arte da escrita, edição e publicação de um livro infantil.

A atividade acontece dia 07 de abril, das 15h às 16h30h.

 


Narrativas Visuais: Colagem Digital

A colagem digital emerge como uma expressão artística significativa na contemporaneidade, impulsionada pela integração da arte com os meios de reprodução e tecnológicos. Esta forma de expressão oferece um novo universo de criação, descobertas e perspectivas no campo da visualidade, interações e experiências, estabelecendo conexões inovadoras com ambientes, contextos e linguagens artísticas. Os participantes poderão criar narrativas visuais sobre ancestralidade pensando sobre a influência indígena na cultura brasileira considerando as diversas etnias.

A atividade acontece dia 07 de abril, das 15h às 16h30h.

 


Sarau Poético: Caminhos da Liberdade

(Foto: João Lins/Divulgação)

Realizar um sarau que combina música e literatura é essencial tanto para a educação quanto para a expressão artística. É um tipo de evento que proporciona uma plataforma para expressão criativa e interdisciplinar, promovendo habilidades de comunicação e apreciação cultural. Neste sarau poético contaremos com a participação de Cicinho de Assis, Mariana Guimarães, Felipe Guedes, Aiace, Juliana Ribeiro, Ana Barroso entre outras vozes presentes no salão. A proposta contempla ainda, o lançamento do Livro do poeta e cantador Maviael Melo

O sarau será dia 09 de abril, das 19h às 20h30h.

 


 Palavras em cores: Ilustração para livros infantis

A oficina contará com introdução teórica à ilustração infantil. Serão discutidos os princípios fundamentais de design, a importância da narrativa visual e as nuances específicas ao criar para um público jovem. Os participantes terão a oportunidade de conhecer referências contemporâneas, compreendendo como a ilustração contribui para o desenvolvimento da narrativa de um livro e poderão explorar uma variedade de estilos desenvolvendo suas habilidades por meio de exercícios práticos.

Esta oficina acontece no dia 13 de abril, das 14h às 16h.

 


Oficina: Corpo e Natureza

Oficina de dança partindo da compreensão que do advento da colonização e do sistema de pensamento cartesiano, houve uma cisão de nossos corpos (natureza) e mente, dificultando nossa conexão conosco e a natureza que nos cerca. Durante a oficina, os participantes serão convidados a explorar movimentos corporais inspirados nessas danças, permitindo uma experiência sensorial única que transcende as barreiras culturais e temporais.

A oficina será dia 14 de abril, das 14h às 16h.

 


Espetáculo: Boquinha e assim surgiu o mundo

(Foto: Diney Araújo/Divulgação)

A peça narra a história do pequeno João Vicente, personagem que se defronta com a seguinte dúvida: “Como surgiu o mundo?”. Numa viagem pelo seu quarto e pelas anotações do seu avô, João se depara com amigos mágicos que o ajudam a pensar nas múltiplas possibilidades de respostas para a indagação. O espetáculo rendeu a Ridson Reis a indicação ao Prêmio Braskem de Teatro 2023, na Categoria Melhor Ator. Além de ser indicado, no mesmo prêmio, na Categoria Especial pelo cenário. Com texto de Lázaro Ramos, a peça promove o encontro do pequeno João Vicente, personagem central da trama, com as diversas perspectivas de surgimento do mundo

A peça acontece nos dias 13 e 14 de abril, das 15h às 16h30.

 


Caminhos Originários: Arte Decolonial

Ao abordar a obra de Yacunã Tuxá, a atividade destaca não apenas a expressão artística, mas também a importância de temas sociais urgentes, como as causas indígenas, a luta contra o racismo, a demarcação de terras e a defesa dos direitos LGBTQIAPN+. Este encontro propõe uma reflexão aprofundada sobre os impactos do colonialismo na cultura e identidade dos povos originários, ressaltando a importância de reconhecer e valorizar as tradições e conhecimentos ancestrais.

O encontro será 17 de abril, das 19h às 20h30.

 


Literatura que canta e encanta

A proposta consiste em um bate-papo com Marcos Cajé, Emillie Lapa e Natalyne Santos, abordando a produção de literatura preta infantojuvenil e a composição musical para os livros. O objetivo é possibilitar as pessoas presentes a oportunidade não apenas de conhecer os bastidores da criação artística, mas também de se envolver ativamente na promoção da diversidade e representatividade. A proposta visa não apenas divulgar as obras, mas também fortalecer o cenário literário afro-brasileiro e desafiar estereótipos, contribuindo para a representatividade negra.

O encontro será 20 de abril, das 16h às 17h30.

 


Dança: K-pop Cover

O K-pop Cover é uma forma de performance em que os fãs de K-pop, geralmente fora da Coreia do Sul, recriam e apresentam coreografias e músicas populares de grupos de K-pop. O K-pop Cover oferece aos fãs a oportunidade de expressar sua criatividade através da dança, canto e performance. A prática de aprender e executar coreografias complexas ajuda a desenvolver habilidades de coordenação, flexibilidade, resistência e trabalho em equipe.

A atividade será 21 de abril, das 14h às 16h.

 


Criação de jogos para o ensino de Libras

Os jogos didáticos são fundamentais no ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), oferecendo uma abordagem interativa e envolvente. Eles facilitam o aprendizado do vocabulário, gramática e expressões faciais de forma prática, promovendo a retenção do conhecimento. Além disso, os jogos estimulam a comunicação, a cooperação e a compreensão cultural, tornando o ensino da LIBRAS mais inclusivo e acessível para diferentes públicos. Nesta oficina, as pessoas participantes poderão confeccionar o protótipo de um jogo para que possam levar como um registro da experiência e multiplicação da ideia.

A oficina acontece dia 27 de abril, das 14h às 17h.

 


Espetáculo: O Barão nas Árvores

“O Barão nas Árvores” conta de forma lúdica e poética a história de Cosme Chuvasco de Rondó, filho de nobres, que aos 12 anos decide subir nas árvores e nunca mais descer, se transformando num grande defensor da natureza e do meio ambiente. Misturando teatro, música e contação de histórias para narrar as aventuras do Barão, a adaptação da obra de Ítalo Calvino traz elementos que no passado eram próximos do universo infantil e hoje tornaram-se quase desconhecidos: as brincadeiras e as manifestações da cultura popular nordestina.

O espetáculo acontece 27 de abril, das 11h às 12h e das 15h às 16h.

 


Olhar atemporal e ancestral: Oficina de fotografia

A fotografia é uma poderosa ferramenta para capturar momentos, preservar memórias e explorar nossa conexão com a ancestralidade. Nesta oficina dedicada a iniciantes, serão abordados os princípios básicos da fotografia, destacando a versatilidade dos equipamentos, com ênfase na utilização de smartphones, democratizando assim o acesso à expressão visual.

A oficina será dia 28 de abril, das 14h às 17h.

 


Do Encoberto ao Desejado

A partir de exercícios técnicos, a aula propõe uma estruturação do movimento a partir da relação com o espaço, com o tempo, com a música e com a outra pessoa dançante, gerando situações coreográficas que exaltam a força do dançar junto e as belezas do corpo. O encontro acontece com música ao vivo, onde o músico Paulo Roberto Pitta, estabelece uma interseção dinâmica entre dança e música, propondo novos ares para os participantes.

A oficina será 28 de abril, das 14h às 17h.


Com exceção do Sarau Poético, todas as atividades descritas na programação exigem inscrição prévia.


SERVIÇO

CAIXA Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador (BA)
Horários: de terça a domingo, das 9h às 17h30
InformaçõesSite da Caixa Cultural | Instagram: @CAIXACulturalSalvador
Bilheteria: (71) 3421-4200
Entrada gratuita
Acesso para pessoas com deficiência

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe