Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia aponta que o maior medo do idoso brasileiro é a solidão, seguido pela incapacidade de se tornar dependente de outra pessoa, sobretudo no aspecto físico. Um grupo de mulheres aposentadas de Salvador vive a terceira idade na contramão desse levantamento. Elas criaram o grupo Pernatur e se reúnem semanalmente para visitar regiões e pontos turísticos da capital baiana. As informações são do g1 Bahia.
O nome Pernatur mistura a palavra turismo com a expressão “bater perna”, que em “baianês” significa caminhar, passear. O grupo surgiu há seis anos, contudo, elas se conheceram muito antes disso, em um coral em louvor a Santo Antônio – hoje considerado o padroeiro das “meninas”, como costumam se chamar. O coral acabou, porém, elas mantiveram contato.
“Sempre tive o costume de fazer passeios culturais com minha mãe. Um dia, conversando com as meninas, eu falei que toda quarta-feira estava saindo para fazer passeios com minha mãe. Algumas pessoas se interessaram, pediram para ir também. Aí foi crescendo e hoje somos 22 pessoas”, contou Vânia Lúcia Rabelo, organizadora do grupo, em entrevista ao g1 Bahia.
Até hoje, a bancária aposentada é a responsável pela agenda do Pernatur, e a mãe dela, a mais velha da turma, é a musa inspiradora. Aos 96 anos, a dona de casa Amenaide Dias Rabelo dá um banho em muito jovem, e participa de quase todos os passeios com disposição – respeitando, é claro, as limitações impostas pela idade. O máximo, hein?
Ver essa foto no Instagram