J.K. Rowling, autora da série de livros Harry Potter, se envolveu em mais uma polêmica relacionada à transfobia. Desta vez, o caso aconteceu após a aprovação de uma lei que protege pessoas trans no país onde vive, a Escócia.
A escritora, que vive em Edimburgo, é conhecida por se opor ao movimento trans de luta por direitos. Nesta segunda-feira (1º), J.K. afirmou que “espera ser presa” pelas autoridades escocesas após a Lei de Crimes de Ódio e Ordem Pública entrar em vigor.
Ela voltou a descrever mulheres transgêneros como homens. No X (antigo Twitter), citou ativistas trans e declarou: “Obviamente, as pessoas mencionadas nos tuítes acima não são mulheres, mas homens”.
“A liberdade de expressão e de crença chegará ao fim na Escócia se a descrição precisa do sexo biológico for considerada criminosa. Estou fora do país, mas se o que escrevi aqui for qualificado como um delito nos termos da nova lei, espero ser presa quando voltar”, escreveu Rowling,
🎉🌼🌸April Fools! 🌸🌼🎉
Only kidding. Obviously, the people mentioned in the above tweets aren’t women at all, but men, every last one of them.
In passing the Scottish Hate Crime Act, Scottish lawmakers seem to have placed higher value on the feelings of men performing their…
— J.K. Rowling (@jk_rowling) April 1, 2024
A Lei de Crimes de Ódio e Ordem Pública foi criada em 2021 e entrou em vigor agora nesta segunda-feira.
O texto criminaliza comportamentos ameaçadores ou agressivos que visam “incitar ódio” relacionado a características pessoais que alguém tenha ou aparente ter — como idade, deficiência, religião, orientação sexual, identidade transgênero ou ser intersexo.
A pena máxima prevista pela nova lei na Escócia é uma pena de prisão de sete anos.
A nova legislação não criminaliza o debate de ideias nem diminui a liberdade de expressão, segundo o primeiro-ministro da Escócia, Humza Yousaf.
Histórico
Rowling tem um largo histórico de polêmicas nas redes sociais por causa de inúmeros comentários transfóbicos ao longo dos últimos anos. O posicionamento da autora já desagradou o próprio elenco que deu vida à história de Harry Potter nas telonas. Também por causa disso, segundo uma revista americana, ela teria ficado de fora do especial ‘De Volta a Hogwarts’, que comemorou os 20 anos da franquia, por conta disso.