J.K. Rowling desafia lei anti-ódio na Escócia: ‘Me prendam’

J.K. Rowling desafia lei anti-ódio na Escócia: ‘Me prendam’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Getty

Publicado em 01/04/2024 às 21:28 / Leia em 3 minutos

J.K. Rowling, autora da série de livros Harry Potter, se envolveu em mais uma polêmica relacionada à transfobia. Desta vez, o caso aconteceu após a aprovação de uma lei que protege pessoas trans no país onde vive, a Escócia.

A escritora, que vive em Edimburgo, é conhecida por se opor ao movimento trans de luta por direitos. Nesta segunda-feira (1º), J.K. afirmou que “espera ser presa” pelas autoridades escocesas após a Lei de Crimes de Ódio e Ordem Pública entrar em vigor.

Ela voltou a descrever mulheres transgêneros como homens. No X (antigo Twitter), citou ativistas trans e declarou: “Obviamente, as pessoas mencionadas nos tuítes acima não são mulheres, mas homens”.

“A liberdade de expressão e de crença chegará ao fim na Escócia se a descrição precisa do sexo biológico for considerada criminosa. Estou fora do país, mas se o que escrevi aqui for qualificado como um delito nos termos da nova lei, espero ser presa quando voltar”, escreveu Rowling,

A Lei de Crimes de Ódio e Ordem Pública foi criada em 2021 e entrou em vigor agora nesta segunda-feira.

O texto criminaliza comportamentos ameaçadores ou agressivos que visam “incitar ódio” relacionado a características pessoais que alguém tenha ou aparente ter — como idade, deficiência, religião, orientação sexual, identidade transgênero ou ser intersexo.

A pena máxima prevista pela nova lei na Escócia é uma pena de prisão de sete anos.

A nova legislação não criminaliza o debate de ideias nem diminui a liberdade de expressão, segundo o primeiro-ministro da Escócia, Humza Yousaf.

Histórico

Rowling tem um largo histórico de polêmicas nas redes sociais por causa de inúmeros comentários transfóbicos ao longo dos últimos anos. O posicionamento da autora já desagradou o próprio elenco que deu vida à história de Harry Potter nas telonas. Também por causa disso, segundo uma revista americana, ela teria ficado de fora do especial ‘De Volta a Hogwarts’, que comemorou os 20 anos da franquia, por conta disso.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe