Um dos principais nomes do afrofuturismo no país, o escritor e editor Israel Neto, da editora Kitembo, prepara-se discutir sobre o tema e literatura periférica no Encontro Nacional da Periferia Brasileira das Letras, em Salvador (BA), entre os dias 9 e 11 deste mês.
Israel Neto vai falar sobre os títulos publicados nos últimos anos, dialogando com a ancestralidade e os tempos atuais, como ditadura, recursos naturais, racismo, entre outros, revelando a variedade de temas e gêneros e a versatilidade do escritor. Também vai discutir sobre o mercado do livro e da literatura sob a perspectiva de editor, à frente de uma editora que surgiu na periferia de São Paulo.
Além disso, o autor de São Paulo destaca-se também na produção literária, como editor da Kitembo e autor de HQs, como “3 Esús e o Tempo” (2020) e “3 Esús e o Tempo: O Mundo de Eleguá” (2023).
A ida para Salvador está ligada a um projeto de literatura e saúde, no qual Israel Neto é bolsista desde 2022, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que atua no reconhecimento de um tipo de ator político que traz marcos inovadores para o trabalho de reforço da cidadania em territórios socioambientalmente vulnerabilizados de centros urbanos: os coletivos literários e a literatura produzida nas periferias brasileiras.
“Participar deste encontro nacional dos fazeres literários nas periferias, representando São Paulo, enquanto editor e autor, é uma oportunidade única de me conectar com as literaturas em ebulição fora do eixo aqui do Sudeste, sem deixar é claro, de compartilhar nossas produções e caminhos percorridos por aqui. A grande potência deste encontro sem dúvida será a reflexão sobre as políticas públicas do livro e leitura pelo olhar da periferia”, diz o autor.
Vale destacar que a Periferia Brasileira de Letras (PBL) está ancorada nos referenciais teórico, conceitual e metodológico de Promoção da Saúde. A concepção de que arte e a literatura são ações estratégicas para a ampliação da cidadania em territórios de favela, remete às diretrizes que, na Fiocruz, estão presentes no Programa Institucional de Territórios Saudáveis e Sustentáveis.