Com 40 réplicas em tamanho real, a maior exposição de dinossauros da América Latina encerra, neste domingo (31) a temporada na capital baiana, sediada no Salvador Shopping. O “Mundo Jurássico” apresenta reproduções dos animais com sons e movimentos, em uma ambientação que simula o habitat natural das espécies.
O cenário possibilita ao visitante viajar no tempo e conhecer um pouco sobre as curiosidades e história desses animais pré-históricos que viveram na terra há cerca de 230 milhões de anos. Essa é a primeira vez que a exposição completa chega ao Nordeste. A entrada é gratuita e pode ser conferida na Praça Central do Salvador Shopping, no piso L1, até às 21h.
Ver essa foto no Instagram
Entre as espécies apresentadas na mostra está o Tyrannosaurus Rex, dinossauro mais famoso de todos os tempos e um dos maiores carnívoros da história, que chegava a medir 13 metros de comprimento, 4 metros de altura e a pesar 8 toneladas. Sua mordida é considerada a mais forte e poderosa entre todos os animais terrestres, capaz de cortar um carro ao meio.
O “Mundo Jurássico” é uma exposição interativa e educativa e traz ainda os também conhecidos Velociraptor e Triceratopo e 19 espécies que viveram no Brasil, entre elas o Staurikosaurus Pricei, primeiro dinossauro brasileiro a ser descrito e um dos mais antigos do mundo. Os fósseis foram encontrados em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Outra espécie brasileira com réplica presente na exposição é a Tapuiasauros Macedoi, um dos maiores dinossauros da história, com 6 metros de altura e 14 metros de comprimento. Paleontólogos escavaram seus fósseis após relatos de moradores da cidade de Coração de Jesus, em Minas Gerais, de terem encontrado ossos “muito estranhos”.