Criada em Salvador, fotógrafa Anna Mariani ganha documentário em grande festival; saiba mais

Criada em Salvador, fotógrafa Anna Mariani ganha documentário em grande festival; saiba mais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Reprodução/Piúma Fotografia e Acervo Instituto Moreira Sales.

Publicado em 28/03/2024 às 18:16 / Leia em 3 minutos

Conhecida principalmente pelas fotografias de fachadas e detalhes da arquitetura de habitações populares, a fotógrafa Anna Mariani, falecida em 2022, tem seu trabalho relembrado pelo diretor Alberto Renault, no filme “Anna Mariani – Anotações Fotográficas”. A produção foi anunciada na seleção oficial do É Tudo Verdade, maior festival de documentários da América Latina, que acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de abril.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A obra retoma os caminhos que a artista – nascida no Rio de Janeiro, mas criada em Salvador em uma das famílias mais tradicionais da cidade – percorreu para criar dois ensaios tidos como marcos da fotografia brasileira contemporânea: “Pinturas e Platibandas” (1987) e “Paisagens, Impressões: o Semi-Árido Brasileiro” (1992).

annaum

A jornada tem como guia a própria Anna Mariani, na voz de Regina Casé, que não poderá estar presente nas sessões de lançamento por conta de uma viagem ao exterior. Lidos por Tom Zé e João Miguel, entre outros, escritos de Lina Bo Bardi, Caetano Veloso, Ariano Suassuna e Jean Baudrillard ajudam a entender a potência de sua fotografia.

“Anna Mariani – Anotações Fotográficas” estará na mostra O Estado das Coisas, uma das várias mostras competitivas e não competitivas do evento, que chega à sua 29ª edição. Este ano, os filmes vencedores das competições brasileiras e internacionais de longas/médias e curtas-metragens serão automaticamente considerados para a seleção do Oscar do ano que vem.

annadois

O filme ganhará 4 sessões, nos dias 6 e 8, na Estação Net de Cinema Botafogo e na Estação Net de Cinema Rio, ambas no Rio Vermelho, e nos dias 9 e 14, no Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto e no Sesc 24 de Maio, as duas últimas em São Paulo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 13 de abril, na Cinemateca Brasileira, fechando o festival.

A relação de Alberto Renault com a temática do trabalho de Anna Mariani não é recente. Ao longo da carreira, o também cenógrafo, escritor, roteirista e diretor de teatro e TV, que já foi indicado ao EMMY Internacional, já registrou quase mil casas em séries como “Casa Brasileira”, “Lar: Vida Interior”, “Morar” e “De Casa em Casa”. O carioca, inclusive, é devoto da filosofia de que a arquitetura é um meio para contar histórias.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe