O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França Emmanuel Macron lançaram, nesta terça-feira (26), um plano de arrecadação de mais de R$ 5 bilhões (€ 1 bilhão) em investimentos públicos e privados em projetos de economia sustentável na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa.
O plano de ação foi divulgado durante a visita de Macron ao Brasil. O presidente francês se encontrou com Lula hoje em Belém (PA) e fica no país até quinta-feira. Na cidade que sediará a COP30, em novembro do próximo ano, Macron e Lula visitaram às comunidades ribeirinhas da Ilha do Combú e participaram de uma cerimônia com lideranças indígenas em homenagem ao Cacique Raoni.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Em uma rede social, o presidente francês compartilhou um registro junto com a comitiva brasileira. “Unidos pela Amazônia”, escreveu na legenda.
Ver essa foto no Instagram
O programa prevê uma parceria técnica e financeira entre bancos públicos brasileiros, incluindo o BASA e o BNDES, e a Agência Francesa de Desenvolvimento, presente no Brasil e na Guiana Francesa.
Segundo o planejamento, o plano inclui um novo acordo científico entre a França e o Brasil, operado pelo CIRAD e pela Embrapa, que possibilitará o desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre setores sustentáveis, inclusive no território guianense. O plano deverá ser implementado até a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP-30, entre os dia 10 e 21 de novembro de 2025.
Honraria a Cacique Raoni
Também nesta terça-feira, Macron entregou a cacique Raoni Metuktire, líder indígena da etnia kayapó, a Ordem Nacional da Legião da Honra, maior honraria francesa concedida a seus cidadãos e estrangeios que se destacam por atividades globais.
“Estou muito feliz em estar com vocês no Pará. Caro Raoni, esse momento é dedicado a você. Várias vezes você foi à França e eu me comprometi em vir aqui fazer a visita na Amazônia. Várias vezes você foi à França para defender a causa e eu me comprometi a vir aqui e estar junto com os seus, nessa floresta que é tão cobiçada. E você sempre lutou para defendê-la durante décadas. Lula e eu fazemos hoje causa comum por um dos nossos amigos nessa terra que pertence a vocês. Que é um tesouro de biodiversidade, mas também de povos indígenas que aqui nasceram, cresceram e tiveram a sua tradição”, disse Macron.
“Você se tornou embaixador do seu povo, interlocutor dos poderes públicos brasileiros e sempre sentinela do seu território”, acrescentou.
Ver essa foto no Instagram
Caro Raoni, por seu trabalho, sua luta incansável, por você, seu povo, por toda a Amazônia e seus povos indígenas: mejkumrej, obrigado. pic.twitter.com/J8sb8ni7Rc
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) March 27, 2024