O artista trans Daniel Maschio — o Dan Maschio, 26 anos — ganhou destaque nos últimos dias com sua série de obras de arte ‘’manifestações de Shreks’’, que viralizou nas redes sociais. Entre as artes que chamaram atenção está “Manifestação de 59 Shreks em Salvador”, onde é possível ver interações surpreendentes entre os Shreks nas ruas do Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Os quadros que envolvem o ogro verde da DreamWorks alcançaram mais de 1,7 milhões de visualizações em uma publicação no X (antigo Twitter).
Procurando quadros me deparei com a obra “manifestação de 59 shreks em salvador” e estou há 20 minutos sem saber o que dizer pic.twitter.com/TdM6wKIByd
— Luiza de Luri (@luiza_luri) March 8, 2024
Natural de Santa Catarina (SC), Dan mora atualmente em São Bernardo do Campo (SP) e utiliza outros elementos da cultura pop como inspiração. “Gosto de explorar diversos elementos da cultura pop, especialmente aqueles nostálgicos que marcaram nossa infância. Acredito que isso traz a comunicação que procuro com meu público”, comenta Dan em entrevista à Casa Vogue.
Além disso, o artista busca trabalhar com irrealidade, o onírico e o inconsciente. A arte sempre teve um papel importante na vida de Dan Maschio, sendo essencial, inclusive, para se reconhecer como um homem trans. Em 2017, ele se formou em Fotografia no Centro Universitário Senac com a produção de um curta-metragem sobre arterapia, o parkinson e a pintura. Mais tarde, em 2020, foi quando começou a se profissionalizar no universo da arte ao vender retratos de animais de estimação pela internet.
No início do mês, Dan viralizou nas redes sociais com suas obras compostas por dezenas de Shreks. “Foi uma loucura! Eu estava indo para um festival no Rio de Janeiro de última hora quando recebi uma mensagem de uma amiga dizendo que eu tinha viralizado. Fiquei muito feliz com as pessoas comentando e se identificando com as obras, foi um dia muito especial”, conta.
“Manifestação de 108 Shreks no Cristo Redentor” mostra várias versões do ogro no ponto turístico mais emblemático da Cidade Maravilhosa, enquanto “Manifestação de 59 Shreks em Salvador” apresenta o personagem em meio às fachadas coloridas das casas de arquitetura colonial da cidade baiana.
Estas duas, juntamente com os Shreks no MASP, foram uma série única criada pelo artista.
As obras de Dan Maschio chamam a atenção pelos detalhes minúsculos. Na de Salvador, por exemplo, é possível ver um Shrek segurando uma placa com o escrito “Meu pântano”.
Em outra obra do artista, intitulada “As coisas começaram a ficar fora do controle depois da Mona Lisa”, há uma representação de apenas 1,5 cm do quadro mais famoso de Leonardo da Vinci.
“Eu sempre gostei de miniaturas, quando comecei a pintar, quis trazer isso em minhas obras. Esses detalhes trazem todo um diferencial pois quem visualiza de longe não conseguem identificar esses pequenos elementos, apenas notando se tratar de uma paisagem do Cristo Redentor por exemplo, mas ao se aproximar pode experienciar uma nova perspectiva ao se deparar com interações de uma porção de Shreks”, explica.