A prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta quarta-feira (20), um decreto que proíbe a entrega de alimentos e bebidas em recipientes de vidro na faixa de areia das praias do município e no raio de 50 metros dela. Além disso, os quiosques estão proibidos de vender long neck. Já o chopp em copo de vidro e garrafa de 600 ml podem ser comercializados para consumo no estabelecimento.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
De acordo com o texto, a medida foi adotada em razão do vidro ter um grande potencial de causar lesões físicas às pessoas e pelo fato de que o tempo de degradação dos resíduos sólidos desse material na natureza é indeterminado.
“O nosso foco é proteger a integridade física do banhista, das pessoas que trabalham na praia e facilitar a vida da Companhia Municipal de Limpeza Urbana para a limpeza das areias já que o vidro é mais um obstáculo para manter as praias limpas“, destaca Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública da prefeitura do Rio.
Segundo a nova regra, quiosques e outros estabelecimentos comerciais localizados na orla poderão usar, em seus preparos, alimentos e bebidas em recipiente de vidro, porém, não poderão entregar esse tipo de recipiente aos clientes para consumo fora do estabelecimento comercial.