Dia Mundial do Café: celebre data com opções inusitadas

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Para quem quer curtir o Dia Mundial do Café à altura, nesta sexta-feira (14), não faltam opções em Salvador. Enquanto o Almacen Pepe realiza um Festival de Café até segunda (17), com uma seleção de produtos de fabricação própria à base do grão, como pães, bolo, brigadeiro, um drink especial - exclusivo na unidade do Horto Florestal - e até um sabor do sorvete artesanal da casa, outros estabelecimentos vão presentear o cliente, como é o caso da Mais1 Café, que vai distribuir 100 mil cafés.
 
HvY46lV.md.jpg
A segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás somente da água, rende é opção para celebrar a data com os mais diferentes sabores. Diversos restaurantes em Salvador, inclusive, tem algumas receitas fixas no cardápio, como o clássico Tiramissu, meio que sagrado em italianos como o Fasano, La Pasta Gialla e Cremonini.
 
HvY4FMx.md.jpg
O Pepo, do chef Peu Mesquita, até aposta no clássico, mas dá uma reinventada na forma de preparo e apresentação e, com os mesmos ingredientes, traz uma versão de entremet, numa mistura diferenciada de texturas.
 
HvY4K6Q.md.jpg
Outros chefs, como é o caso de Kafe Bassi, do Restaurante Manga, sempre fora da curva, traz opções autorais, como o mousse de cacau, com ganache de café com nibs, gel de mel de cacau e chocolate branco.
 
HvYP5vI.md.jpg
Um clássico norte-americano, o Devil’s Food Cake é opção com toque de café da Coffeetown Salvador, assim como a Espresso Lavezzi, que leva o café já na massa, com recheio de buttercream. Já no Jiló, a aposta é uma Panacota de Chocolate Branco com Calda de Café e Farofa de Biscoito.
 
HvY4BcB.md.jpg
Para quem quer brindar, são fixos no cardápio do Buddha Bistrô Asiático dois drinks, um álcoolico chamado Reddokohi, com Campari, Licor de Chocolate Belga e Café Espresso, e um sem álcool, batizado de Nanashi, que leva Cappuccino. Arrisca? Tim-Tim!
 
HvYPRYN.md.jpg
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Reprodução/Redes Sociais.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias