Com autoridades e lideranças, II Fórum ESG Salvador reforça protagonismo ambiental da capital baiana

Jornalista e repórter do site Alô Alô Bahia

Empresários, representantes do poder público e lideranças dos mais diversos segmentos de destaque da Bahia estiveram reunidas nesta terça-feira (30), no Porto Salvador, para a abertura do II Fórum ESG Salvador. O evento, já consolidado no calendário da cidade, tem como proposta trazer conteúdo qualificado com o objetivo de fortalecer e disseminar o conceito de que é possível fazer negócios de forma sustentável em toda cadeia produtiva, desde os micros e pequenos empreendedores até as grandes empresas.

O presidente do Conselho do CORREIO e Conselheiro da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Júnior; o presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington; e o prefeito de Salvador, Bruno Reis; foram os responsáveis pela abertura do encontro (na foto, eles aparecem com Rafael Freitas, CEO do Alô Alô Bahia).

Abertura

“O tema do ESG está presente na atuação da Prefeitura a partir do momento em que, como setor público, precisamos ter a capacidade de atender às demandas da sociedade de uma maneira eficiente, aliado com a preservação do meio ambiente e uma boa governança. Além disso, a eficiência energética, a inovação, a responsabilidade fiscal, a valorização da diversidade e apoio aos grupos vulneráveis são o norte da nossa gestão. Temos orgulho de, ao longo desse tempo, Salvador estar se tornando, cada vez mais, protagonista nessa área”, destaca o prefeito.

Brunoreis

Já o presidente da Saltur ressaltou a importância da parceria entre poder público, setor privado e sociedade civil para que Salvador avance como a capital do ESG.

Esg isaac

Na ocasião, a Sotero Ambiental, parceira do evento, certificou o II Fórum ESG Salvador com o selo de neutralização de carbono.

Termo

Aplaudida de pé e ovacionada pelo público, a biomédica baiana Jaqueline Goes recebeu uma homenagem especial e comandou uma palestra que destacou a relação da sua área de atuação com a pauta do ESG. A cientista, que teve um trabalho fundamental ao coordenar a equipe de cientistas do IMT (Instituto de Medicina Tropical) da USP (Universidade de São Paulo) que sequenciou o genoma do SARS-CoV-2 em tempo recorde, ressaltou que a ciência oferece a base para a transformação que o mundo precisa, rumo a um desenvolvimento mais sustentável. “Se queremos um mundo melhor, precisamos abrir as portas para a ciência”, diz.



O cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown também deu uma importante contribuição ao evento ao compartilhar que as pautas relacionadas ao ESG estão presentes na sua vida de uma maneira muito natural. Considerado um dos principais ícones da cultura baiana, Brown destacou que experiências como a vivência no Candeal e seu trabalho em prol do desenvolvimento social e ambiental daquela localidade, até o seu pioneirismo como artista ao desfilar com um trio elétrico mais sustentável, fazem parte desses esforços em promover um mundo melhor. “Acredito que o respeito é a base da sustentabilidade e a verdadeira transformação acontece quando nos damos as mãos e nos fortalecemos como coletividade”, pontua.

Jff 4248

O II Fórum ESG Salvador é um projeto com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.



​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

​​Fotos: Elias Dantas e Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias