Brasil tem 8 restaurantes entre os 50 melhores da América Latina; baiano está entre os 100

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Depois de anunciar os colocados da 51ª à 100ª posição no ranking dos melhores restaurantes da América Latina, incluindo o baiano Origem, o Latin America’s 50 Best Restaurants anunciou, nesta terça-feira (28), em sua primeira edição no Brasil, no Rio de Janeiro, os primeiros colocados da sua lista anual.

O brasileiro Casa do Porco, eleito algumas vezes o melhor do Brasil, foi o melhor posicionado, na 4ª colocação. A chef da casa, inclusive, a paulistana Janaína Rueda, que comanda o restaurante ao lado do sócio Jefferson Rueda, foi eleita a melhor da região pelo mesmo selo recentemente.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

No topo da lista, divulgada em cerimônia ao vivo no Copacabana Palace, está o peruano Maido, de Lima, seguido do El Chato, de Bogotá, na Colômbia. Fechando o pódio, está um grande conhecido de muitos brasileiros que vão a Buenos Aires, na Argentina, o Don Julio, que acaba de ganhar sua primeira estrela Michelin.
 
JxhwgOg.md.jpg
Dos brasileiros, ainda figuram na lista dos 50 melhores o Lasai (14º), do Rio de Janeiro; o Metzi (18º), de São Paulo; o Oteque (20º), também na capital fluminense; e o Nelita (21º), o Evvai (22º) e o Maní (34º), os três da capital paulista. O Manu (35º), de Manu Buffara, em Curitiba, fecha a lista dos estabelecimentos nacionais. Durante a cerimônia, o chef Daniel Redondo, fundador do Maní com Helena Rizzo foi homenageado. Ele faleceu na última sexta-feira (25), vítima de um acidente de trânsito. Confira a lista completa de 1º a 50º.

Entre os 100

Considerando os nomes divulgados anteriormente, numa prévia fora da cerimônia oficial na Cidade Maravilhosa, aparecem o Charco (56º), Fame Osteria (57º), Mocotó (63º), Kotori (64º), D.O.M. (65º), Origem (76º), Cipriani (95º), Ocyá (96º) e Kan Suke (97º), totalizando 17 restaurantes brasileiros entre os 100 melhores da América Latina.

O selo Latin America's 50 Best Restaurants foi lançado em 2013 para celebrar a gastronomia na região e fornecer aos apaixonados por gastronomia de todo o mundo informações locais e recomendações culinárias. Desde a sua criação, se tornou o principal ranking gastronômico do continente, reunindo em suas premiações chefs, empresários, imprensa especializada e grandes players da indústria de alimentos.

O painel de votação é composto por cerca de 300 especialistas anônimos do setor, com equilíbrio de gênero entre os votantes e cobertura de 21 países latino-americanos. Chefs e restaurateurs, escritores, críticos e bem viajados amantes da gastronomia votam, cada um, em 10 restaurantes que visitaram nos últimos 18 meses, sendo pelo menos três fora de seu país de origem. A votação e os resultados são auditados de forma independente pela Deloitte.

Fotos: Tina Bini via CNN Brasil/Viagem & Gastronomia.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES