Baiano Emanoel Araújo será homenageado na Jornada do Patrimônio de São Paulo

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Fundador do Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, o baiano Emanoel Araújo, falecido em setembro do ano passado, será homenageado durante a Jornada do Patrimônio 2023 de São Paulo, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade, nos dias 19 e 20 de agosto.

O evento tem como objetivo a valorização do patrimônio cultural da cidade e é também uma atividade educativa, que busca aproximar a população da história e cultura do município, por meio de seus monumentos, museus, praças, igrejas e outros lugares de interesse histórico e cultural.

Ao longo da programação, visitas educativas, roteiros, cursos e conversas prestarão homenagem ao santamarense, artista plástico e curador do museu, que tem um acervo com mais de 8 mil obras. 

No dia 19 especificamente, uma visita temática, às 10h30 da manhã, batizada de "Museu Afro Brasil: A Maior Obra de Emanoel Araújo", receberá 120 pessoas. No mesmo dia, às 14h, acontecerá outra visita temática integrada com o Museu do Bixiga, batizada de "Emanoel Araújo: Notas de um Percurso", com 70 vagas.

Já no dia 20, às 10h e às 14h, uma visita itinerante de 2 horas de duração passeará por obras de Emanoel na Pinacoteca, na Praça Júlio Prestes, e no MAM - SP, celebrando o artista como Patrimônio Artístico Afro Brasileiro.

Inspirada em eventos como as Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova Iorque, a Jornada do Patrimônio 2023 teve sua programação completa anunciada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e pode ser conferida aqui. O evento traz intensa programação pela cidade.

Matérias relacionadas:

Coleção de arte do baiano Emanoel Araújo, uma das maiores do País, será leiloada

Prefeitura lamenta dificuldade em negociar compra de acervo de Emanoel Araújo

Foto: Silvia Zamboni.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias