8 drinks imperdíveis para você se refrescar em Salvador neste Verão

Jornalista, editora de textos e colaboradora do Alô Alô Bahia. | Instagram: @itsnaiana

O Verão começa oficialmente no próximo dia 22, e nada melhor do que reunir os amigos e aproveitar as tardes de sol, ou as noites mais quentes, com drinks diferentes. No "esquenta" para a estação que se aproxima, o Alô Alô Bahia convidou o mixologista, sommelier, gastrônomo e especialista em Análise Sensorial de Bebidas Dan Morais para escolher coquetéis inusitados — e imperdíveis — para você provar no Verão.  

danmorais
Separamos — abaixo — oito coquetéis autorais de bartenders em oito dos melhores bares de Salvador. Além de bonitos e super refrescantes, os drinks que prometem bombar nos próximos meses são coloridos e espantam o calor até nos dias mais quentes da estação.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Escolha os seus favoritos, e aproveite a temporada para prová-los!

1 - Salvador Mule 
por Beto Júnior (Z1 Bar)
WhatsApp Image 2023 12 04 at 16.31.13Quer curtir a noite badalada de Salvador e ainda beber bons drinks? Basta chegar no Z1 Bar, no Rio Vermelho, e pedir o “Salvador Mule”, que tem Vodka Gorozin, Suco de Limão com Coco de Seu Milton e Espuma de Gengibre. "Cítrico, perfumado e com espuma cremosa, é perfeito pra se hidratar enquanto curte um som!", afirma Dan Morais, que também é consultor de A&B.
2 - Cravinho Smash por Dan Morais (Restaurante Sal Marinho)
WhatsApp Image 2023 12 04 at 16.33.26Não existe Salvador sem "O Cravinho", bebida que mistura de cachaça, cravo, limão e mel. Pensando nisso, o consultor Dan Morais criou o primeiro drink feito com cravinho: o “Cravinho Smash” (O Cravinho, Manjericão, Limão Thaiti, Bitter de Laranja). "Traz a identidade soteropolitana com toque cítrico, notas herbais e refrescância. É uma pedida perfeita no Sal Marinho, que tem unidades em Vilas e na Pituba, para harmonizar com a rica gastronomia baiana do restaurante", afirma.
3 - Abraço • por Quezia Almeida (Lar Café Bistrô)
abraçoQuem disse que Whisky não pode ser refrescante, nunca bebeu o “Abraço” (Whisky, Targerina, Caramelo Salgado e Farofa de Tangerina). "Cítrico, complexo e adocicado, combina com o ambiente aconchegante do Lar, na Pituba", diz Dan.
4 - Axé por Isadinha/Vithoria Rocha/ Pri (Silva)
WhatsApp Image 2023 12 04 at 16.33.27
No coração do Rio Vermelho, você pode ir no Silva e encontrar o “Axé” (Caju, Maracujá, Manjericão, Borbulhante de Caju Cia dos Fermentados). "Fruto da criatividade de três mulheres incríveis, surgiu esse drink borbulhante e levemente frutado", comenta Morais. 
5 - Cabuloso • por Ruddy Fedullo (La Tasca)
WhatsApp Image 2023 12 04 at 16.34.42Quem já visitou o Santo Antônio Além do Carmo, com certeza conhece O Nectar, batida à base de gengibre. Foi daí que surgiu o “Cabuloso” (Vodka, Manjericão, hibisco, caju, limão, O Nectar de Gengibre). "Drink frutado, levemente adocicado, herbal e refrescante, é uma ótima pedida para um dia de verão no La Tasca, no Carmo", recomenda o mixologista. 
6 - Café e Cana • por Milo Peligro (Café e Cana)
WhatsApp Image 2023 12 04 at 16.36.35
Para se revigorar durante uma visita ao Centro Histórico de Salvador, nada melhor que o “Café e Cana” (Cachaça Matriarca Bálsamo, Café, Limão, Espuma de Gengibre, Grãos de Café): com notas tostadas, cítricas e aromáticas, traz complexidade e leveza. Ótimo para acompanhar os petiscos regionais do Café e Cana (Santo Antônio).
7 - Garrafada • por Isadinha/Pedro Ivo/Esteban Ovalle (Mini Bar Gem)
garrafadaJuntando sofisticação e tradição, o “Garrafada” (Vodka, Vermu de caju Cia dos Fermentados, Destilado de Pera, Soda de Cúrcuma com caju) é um drink que você precisa provar. "Adocicado, frisante e levemente seco, tem a cara do Verão", diz Dan. "Você pode beber ele no Mini Bar Gem, na Pituba, recepcionado pela simpatia de Pedro Ivo", completa.
8 - Herói • por Jonatan Albuquerque (Purgatório)
heroiEleito um dos melhores bares do Brasil, o Purgatório (Pituba) lançou sua nova carta baseada nos arquétipos de Jung. A pedida desse Verão é o “Herói”. "Quer saber os ingredientes? Protagonismo, coragem e vitalidade!", comenta Morais. 
Fotos: Reprodução/Redes sociais.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES