A manhã do último sábado (30) foi marcada por música, cultura e emoção na Praia do Forte. A Fundação Garcia D’Ávila celebrou seus 44 anos de atuação com uma programação especial no Castelo Garcia D’Ávila, reunindo apresentações da Orquestra Sinfônica Garcia D’Ávila e do grupo Forte Swing.
O evento, que contou com patrocínio do Hiperideal e apoio do Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, destacou o compromisso da Fundação com a preservação do patrimônio histórico e a promoção da cultura. A Casa da Torre, também conhecida como Castelo Garcia D’Ávila, é tombada pelo Iphan e considerada um marco da colonização e povoamento do Brasil.
Idealizada por Geisy Fiedra, presidente da Fundação, a Orquestra Sinfônica Garcia D’Ávila é um projeto que oferece aulas gratuitas de música a crianças e adolescentes de escolas públicas da região desde 2021. Os alunos, que se apresentam sob a coordenação de Thaise Costa Pinto e regência do Maestro Luciano Afro, aprendem instrumentos como violino, violoncelo, percussão, violão, teclado e sopros, com o apoio de professores especializados.
Já o grupo Forte Swing, liderado pelo professor Kiko, também se apresentou no evento. O projeto ensina percussão a jovens da comunidade e estimula a convivência e a expressão artística por meio da música.
Durante a celebração, Geisy Fiedra destacou a importância social da iniciativa: “A música amplia horizontes, promove o direito à arte e ao desenvolvimento emocional, especialmente em contextos de vulnerabilidade. Nosso lema, Musicando sonhos no Castelo, resume o que buscamos: permitir que crianças e jovens expressem seu talento em um espaço histórico e cultural.”
A comemoração dos 44 anos da Fundação reforçou a valorização da memória, da cultura e da educação como pilares para a construção de um futuro mais inclusivo e conectado com as raízes brasileiras.
Veja fotos: