A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) inaugurou neste sábado (17) a Antena CCIFB Nordeste-Salvador, sua nova unidade de negócios, instalada no Centro de Convenções da capital baiana. A iniciativa faz parte da estratégia de expansão nacional da entidade, que busca fortalecer a cooperação econômica entre os dois países em regiões com alto potencial de desenvolvimento.
A Bahia é hoje o terceiro estado brasileiro com maior volume de investimentos franceses, sendo sede de importantes grupos que atuam em setores estratégicos da economia. Para 2025, estão previstos mais de US$ 132 milhões em projetos bilaterais no estado, com foco em turismo sustentável, restauração ambiental, saneamento, gestão hídrica e saúde pública.
Com 125 anos de atuação, a CCIFB é a mais antiga câmara bilateral em atividade no Brasil. A cerimônia de inauguração contou com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain; dos secretários estaduais de Turismo, Maurício Bacelar, e de Meio Ambiente, Eduardo Sodré, a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes, do cônsul da França para o Nordeste, Serge Gas; do cônsul honorário em Salvador, Bernard Greck; do presidente da CCIFB, Thierry Besse; e do diretor da GL Nordeste e responsável pela nova antena, Ludovic Moullin, além de empresários e dirigentes locais.
“A presença francesa aqui já é forte. Mas, para avançarmos ainda mais, é essencial dar um primeiro passo: formar uma comunidade ativa e engajada. Uma rede que conecte empresários, instituições e talentos interessados em fortalecer a relação franco-brasileira. E é essa base que começamos a construir juntos, a partir de hoje”, destacou Ludovic Moullin.
“Nos últimos anos assistimos a um verdadeiro relançamento das nossas relações bilaterais, e isto em quase todos os domínios. Estou particularmente feliz em constatar que essa dinâmica se reflete agora nos estados brasileiros, e muito particularmente aqui na Bahia, estado que conta com cerca de 30 empresas francesas instaladas”, frisou Emmanuel Lenain.
Veja fotos e confira quem mais esteve por lá: