Concurso ‘Comida di Buteco’ retorna a Salvador com 63 participantes; saiba mais

Concurso ‘Comida di Buteco’ retorna a Salvador com 63 participantes; saiba mais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 16/03/2026 às 10:54 / Leia em 4 minutos

O tradicional ‘Comida di Boteco’ volta a movimentar Salvador e Lauro Freitas entre os dias 10 de abril e 10 de maio, em uma nova edição que promete ser histórica. Desta vez, o concurso desafiará cerca de 63 estabelecimentos a explorarem todo o sabor das verduras com petiscos criativos e surpreendentes.

A variedade de iguarias preparadas para a disputa  passa por refogados, assados, caldo verde, panquecas, quiches, kimchi e farofas, além de novidades como tempurá de legumes, camarão e brócolis; rabadas com agrião; escondidinho de couve-flor com carne-seca; farofa d’água com couve e charque suíno; purê de couve-flor; bolinho de repolho; torre de brócolis com siri catado e purê de aipim; rabada cortada em rodelas com couve-flor; e mais.

Para o coordenador regional nordeste do CDB, Max Rogers, o concurso traz uma provocação sobre a presença das verduras nos pratos, que tradicionalmente apareciam apenas como decoração e agora desempenham um papel de ‘protagonista das receitas’.

O desafio dos botecos participantes é surpreender com novos sabores e conquistar pelo sabor, sem fugir do tema. Enquanto isso, o público aproveita para festejar e celebrar a diversidade e a riqueza cultural de cada prato, tornando o momento ainda mais inesquecível”, complementa Max.

O circuito deste ano inclui bairros com perfis distintos de oferta gastronômica, incluindo o Santo Antônio Além do Carmo; Stella Maris; Pernambués; Boca do Rio; Itapuã; STIEP; Barris; Federação; Saúde; Baixa dos Sapateiros; Resgate; Paripe; Trobogy; Baixa de Quintas; Jaguaribe; Barra; Campinas de Brotas; São Marcos; Dois de Julho; Piatã; Pituba; Engenho Velho de Brotas; Canabrava; Capelinha; Campo Grande; Solar do Unhão; Rio Vermelho; Graça; Centro; Cabula; Plataforma; Nova Brasília; Campinas de Pirajá; Cajazeiras IV; São Caetano; Fazenda Grande I; Garcia e Bonfim.

 

Votação

Durante os 30 dias do concurso, cada estabelecimento será avaliado em quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco tem peso de 70% da nota, reforçando que o sabor, a criatividade e a montagem do prato seguem como o coração da competição, enquanto atendimento, higiene e a temperatura da bebida completam a experiência, somando 10% cada nos critérios de votação.

A avaliação combina a opinião popular com o olhar técnico dos jurados. Metade da pontuação (50%) vem do público, que prova os petiscos e registra sua escolha nas urnas disponibilizadas nos locais; e outra metade é atribuída pelos jurados (50%), que percorrem os butecos para garantir a imparcialidade na disputa.

 

Estabelecimentos confirmados no Comida di Buteco 2026

Abará da Vovó; Bar D’Gente; Bar das Meninas; Bar do Bonito; Bar do Chico; Bar Xique Xique; Biritódromo Bar de Praia; Bistrô Negreiros; Bistrô9; Botecar Bar e Petiscaria; Boteco Casquinha de Siri; Boteco da Sereia; Boteco Delícia de Pirão; Boteco do Araújo; Boteco do Cheff; Boteco do Gavazza; Boteco do Vale; Cabana da Sônia; Cantina dos Artistas; Casa Amarela Bar; Casa da Carmem; Casa da Renatinha; Cia do Sertão; Com Dendê; Crisana; Escritório da Gadhega; Forças Bar; Joca – Mesa Bar; Kitanda Gastrobar; La Barca Restaurante e Petiscaria; Lar em casa; Língua de Siri; Margarida Bar e Restaurante; Meat Salvador; Mocambinho Bar e Restaurante; O Boteco do Bocca; Oh Pirão; Ôshalé Delícias do Interior; Outbecko Comida Bruta; Oxente Bar e Petiscaria; Panela de Barro; Pasteco Gourmet; Petiscaria Carnavalle; Point do Gigante; Porto Caymmi Bar e Restaurante; Posto 12 Bar e Restaurante; Quintal da Esquina; Quiosque do Mirante; RCanto do Pascoal; Recanto do Moura; Rei do Crepe Francês; Restaurante Aconchego da Zuzu; Restaurante Encantos da Maré; Restaurante Tia Lú; Rita da Lambreta; Sabor Nordestino Barra; Sabores & Dendê; São Vicente Bar e Restaurante; Solar Boteco; Sushili; Taiobha; Toka do TG e Vibes Solar.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia