O Varanda Baiana, na orla da Ribeira, em Salvador, reforça sua proposta de valorizar a gastronomia de raiz com um dos pratos mais representativos do cardápio: o fumeiro com farofa d’água. Sob o comando do chef Thiago Alves, a casa aposta em receitas que resgatam ingredientes e técnicas tradicionais do Nordeste, muitas vezes deixados de lado na cozinha contemporânea, mas fundamentais para a identidade cultural da região.
O destaque do prato está na procedência do ingrediente principal. O restaurante utiliza o legítimo fumeiro de Maragojipe, conhecido pela qualidade da carne e pela defumação marcante, que garante sabor intenso e profundo à receita. Para equilibrar, entra a farofa d’água, preparo clássico da culinária regional que acompanha com simplicidade e precisão a potência da carne defumada.

Chef Thiago Alves aposta no fumeiro de Maragojipe no Varanda Baiana | Foto: Guiga Mota
“O prato é uma entradinha, que faz o resgate da cozinha regional, algo que a galera muitas vezes não dá o valor devido, mas que é fundamental na nossa cultura nordestina”, afirma o chef.
Servido como uma entrada generosa para compartilhar, o fumeiro com farofa d’água ganha ainda mais destaque quando acompanhado de uma cerveja bem gelada, drinks refrescantes ou uma boa cachaça, além da pimentinha da casa. A experiência se completa com a vista e o clima descontraído da Ribeira. O prato custa R$ 79,90 e serve bem duas pessoas.