Restaurante Jiló reabre em Itacaré e celebra 10 anos com cardápio cheio de clássicos; veja como ficou

Restaurante Jiló reabre em Itacaré e celebra 10 anos com cardápio cheio de clássicos; veja como ficou

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

@reghiotto

Publicado em 25/12/2025 às 10:31 / Leia em 4 minutos

A reabertura do restaurante Jiló em Itacaré tem data, endereço e um simbolismo especial: acontece nesta quinta-feira (25), dia de Natal, na Praia da Coroinha, onde a história da casa começou. O retorno marca também os 10 anos da marca Jiló e encerra um ciclo importante vivido nos últimos três anos em Salvador, período em que o chef Ícaro Rosa, carioca radicado na Bahia, ampliou repertório, fez amigos e conquistou novos clientes antes de decidir voltar ao litoral sul baiano.

Ícaro Rosa está de volta pra casa | Foto: @reghiotto

O sentimento que acompanha esse recomeço é de afeto e pertencimento. “É como voltar para casa depois de uma viagem longa, cheia de aprendizados. A gente conhece outras coisas, outros lugares, mas sente vontade de retornar para o aconchego, para o colo da nossa cidade, para o lugar onde tudo faz sentido”, reflete Ícaro, que comanda o restaurante ao lado da esposa, a empresária e cantora Elen Luz, com quem tem dois filhos.

Casarão antigo na Praia da Coroinha será casa do novo Jiló | Foto: @reghiotto

Para a reabertura, o cardápio faz um passeio pela própria história do Jiló. Estão de volta clássicos que viraram assinatura da casa, como o Rosbife da Dona Vera, inspirado em receita da mãe do chef, servido com maionese de mostarda, demi-glace, picles e pãozinho artesanal; o já famoso Franguinho Frito com sweet chilli de pimenta doce; e o Arroz à Piamontese Cremoso, acompanhado de filé mignon grelhado.

Entre as novidades, surge o Jiló Maki, uma entradinha pensada como um “temaki da casa”: chega à mesa de forma desconstruída e convida o cliente a montar a própria combinação, reforçando a proposta leve e interativa da experiência.

Clássico Franguinho Frito não será abandonado | Foto: @reghiotto

O conceito do restaurante segue fiel à ideia que sempre guiou o trabalho de Ícaro, definida por ele como uma “gastronomia mundial”. O cardápio passeia por referências do Japão e da Tailândia, atravessa técnicas francesas e chega ao Brasil, onde a cozinha afetiva da mãe do chef também ocupa lugar de destaque. “Tudo o que eu absorvo nos lugares por onde passo fica comigo. Eu bebo dessas fontes e devolvo isso ao mundo com o meu olhar. É um cardápio mundial, tanto em técnica quanto em sabor”, explica.

Formado em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, Ícaro construiu uma trajetória diversa antes de fincar raízes na Bahia, passando por diversos restaurantes do Rio de Janeiro, onde conheceu Elen, natural do Rio Grande do Sul. “Nos conhecemos num restaurante em Santa Tereza. Trabalhamos em outros lugares, até o momento em que estávamos a fim de sair do Rio”, lembra Ícaro, que veio a Itacaré com Elen de férias, antes da mudança em agosto de 2015.

Foto: @reghiotto

“Vimos uma oportunidade de montar uma casinha com poucos lugares, que só abria para o almoço. Aos poucos, foi crescendo, mudamos para uma pousada, de frente para o mar, com cozinha aberta, só servindo jantar, ganhando outro conceito”, revela. Desde então, o Jiló se consolidou como um espaço de cozinha despojada, com a brasa sempre presente, valorização de ingredientes frescos e sazonais e um compromisso constante com produtores locais.

Ao reabrir as portas no Natal, o restaurante reafirma sua essência: a de um lugar que mistura mundo, memória e afeto, exatamente onde tudo começou. Em soft opening, o Jiló funcionará de segunda a sábado, das 19h às 23h. Mais informações: @jilorestaurante.

Veja mais fotos:

Jiló volta para a orla de Itacaré | Foto: @reghiotto

Cozinha aberta é um dos destaques | Foto: @reghiotto

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia