A Vinícola UVVA inicia um novo capítulo em sua trajetória de desenvolvimento do Terroir Chapada Diamantina com o lançamento do Viognier UVVA 2024, o primeiro vinho da casa elaborado com a casta, que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. O Alô Alô Bahia teve o prestígio de degustar o rótulo em primeira mão, durante a última vindima da vinícola, acompanhando de perto o nascimento do novo vinho.
Colhido em um vinhedo exclusivo a 1.280 metros de altitude, o Viognier nasce de um terroir singular, até então inexplorado pela UVVA. A nova área, localizada 130 metros acima do vinhedo atual, apresenta temperaturas mais amenas, mantendo a amplitude térmica, com mínimas mais baixas, condição que contribui diretamente para o caráter e a identidade do vinho.

Para preservar a expressão da Viognier, a vinificação seguiu um método clássico, com fermentação prolongada em baixa temperatura, realizada em tanques de inox e sem passagem por barrica. “O resultado é um vinho de perfil elegante, fresco, equilibrado e delicado, em que sobressaem o frescor, a tipicidade e a expressão das características do varietal”, comenta o enólogo-chefe da UVVA, Marcelo Petroli.
Segundo o CEO da vinícola, Fabiano Borré, o lançamento marca um momento estratégico para a UVVA. “O lançamento também é um marco estratégico para a UVVA, não apenas pela introdução de uma nova variedade e de um novo terroir e pela adoção do fechamento em screw cap, mas acima de tudo, porque o produto reforça o compromisso da vinícola com a inovação, pesquisa, excelência técnica e o desenvolvimento do Terroir local”, destaca.
O Viognier UVVA 2024 já está disponível para venda na loja física em Mucugê e na adega digital da vinícola.