O Rio Vermelho, em Salvador, ganhou neste sábado (6) um novo espaço que propõe uma experiência sensorial completa, unindo gastronomia, arte e cultura. O restaurante conceitual UNE Cozinha abriu as portas com a proposta de funcionar como uma “cozinha em movimento” e, ao mesmo tempo, como uma galeria de arte viva.
À frente do projeto está a empresária e cozinheira Cris Une, nome já conhecido do público pela trajetória de nove anos à frente da Casa Castanho do Rio Vermelho, que funcionava no mesmo imóvel e agora dá lugar ao novo empreendimento gastrocultural.

Cris Une está à frente do projeto | Foto: Brenda Matos
Para marcar a inauguração, o UNE Cozinha recebe uma exposição do artista soteropolitano Vírus Carinhoso, com uma seleção de obras que ficará em cartaz pelos próximos três meses. A ideia é que o espaço tenha uma curadoria artística contínua, dialogando diretamente com a proposta do restaurante.
“Estou muito feliz por estrear esse novo capítulo. A gastronomia pulsa aqui dentro e toda essa mistura, de minha ancestralidade, da experiência na Casa Castanho, que me apresentou para Salvador, permitem que eu me sinta pronta para essa nova fase. O UNE Cozinha é um espaço disruptivo, que une todas as possíveis artes e um cardápio que vai mudar a cada estação do ano”, afirma Cris Une.

UNE Cozinha funciona no imóvel da antiga Casa Castanho | Foto: Brenda Matos
A empresária também destaca a conexão entre a proposta gastronômica e a expressão criativa do primeiro artista convidado. “A presença de Vírus no UNE Cozinha marca não apenas uma exposição, durante 3 meses, mas o início de um diálogo contínuo entre gastronomia e arte, um convite a sentir, olhar e experimentar o mundo a partir de outras camadas”, diz.
Vírus Carinhoso é o nome artístico do baiano Jonatan Moreira, nascido no subúrbio ferroviário de Salvador. Sua obra investiga a relação entre performance, espiritualidade, estética e cura, reunindo referências que transitam do rap ao afrobeats, da dança ao cinema experimental.

Casa foi inaugurada com mostra temporária de Vírus Carinhoso | Foto: Brenda Matos
“Para a inauguração do UNE Cozinha como galeria viva, Vírus apresenta uma seleção de obras que falam sobre sua história e trajetória. Nelas ele expande sua pesquisa visual e performática, aproximando arte, cotidiano e afeto, um encontro que ecoa a filosofia do espaço, onde sabor e sensibilidade caminham lado a lado”, explica Cris.
Com expectativa positiva sobre o crescimento da cena gastronômica da capital baiana, a empresária revela que o restaurante funcionará ao longo de todo o dia, com opções de café da manhã, brunch, almoço e coquetel. A proposta é trabalhar com pratos para compartilhar e cardápios sazonais, que mudam a cada estação, acompanhando também a renovação da curadoria de artistas que irão ocupar o espaço ao longo do ano.

Gastronomia e arte andarão juntas no projeto | Foto: Brenda Matos
O funcionamento será dividido da seguinte forma: aos domingos, segundas e terças, o UNE Cozinha abre para café da manhã, das 8h às 11h30, e almoço, das 12h às 16h. Às quartas-feiras, fica fechado. Já de quinta a sábado, além do café da manhã e do almoço nos mesmos horários, a casa também funciona no período da noite, com coquetel das 18h30 às 23h. O restaurante está localizado na Rua Alexandre de Gusmão, nº 57, no bairro do Rio Vermelho. Outras informações podem ser acompanhadas pelo perfil @unecozinha.
Veja mais fotos:
