Revelado na noite desta terça-feira (2), em cerimônia realizada em Antígua, na Guatemala, o ranking do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025 coroou o El Chato, do chef colombiano Álvaro Clavijo, como o melhor restaurante da região. Com uma cozinha vibrante, sustentada por pesquisa intensa e combinações inusitadas que traduzem a essência do território colombiano, a casa também levou o Art of Hospitality Award.
Na segunda posição aparece o limenho Kjolle, da chef peruana Pía León, primeira mulher a liderar o ranking continental; e em terceiro lugar o argentino Don Julio, que foi o número 1 em 2024.
Entre os brasileiros, o grande destaque desta edição é o TUJU, melhor colocado do país em 2025. Depois de estrear na 16ª posição no ano passado, o restaurante comandado pelo chef Ivan Ralston subiu oito posições e agora figura no 8º lugar. Sazonal, refinada e vanguardista, a cozinha do TUJU reflete o multiculturalismo de São Paulo e tem na hospitalidade e no trabalho do Centro de Pesquisa e Criatividade, dirigido pela pesquisadora gastronômica Katherina Cordás, dois de seus pilares fundamentais.
Além do TUJU, o Brasil contou com outros cinco representantes no ranking. Recém-eleito “Melhor Restaurante do Brasil e da América do Sul” pela La Liste 2026, o EVVAI, do chef Luiz Filipe Souza, se manteve na 20ª colocação, apresentando uma cozinha moderna que conecta com precisão ingredientes brasileiros e técnicas italianas. O Oteque, do chef Alberto Landgraf, aparece em 38º lugar, reforçando sua proposta minimalista e de apuro técnico focada em peixes e frutos do mar. A casa carioca também mantém uma estrela Michelin e ocupa a 81ª posição no The World’s 50 Best.
Completam a participação brasileira no Latin America’s 50 Best Restaurants 2025 o Nelita, da chef Tássia Magalhães, vencedora do prêmio de Latin America’s Best Female Chef 2025, em 12º lugar; o carioca Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, em 13º; e A Casa do Porco, de Jefferson Rueda e Janaína Torres, na 25ª posição.
O Brasil ainda celebrou duas conquistas individuais: Bianca Mirablli, do Evvai, recebeu o título de Best Latam Pastry Chef (melhor chef confeiteira), e Tássia Magalhães levou também o Best Female Chef Award.
Na lista estendida, que contempla os restaurantes da 51ª à 100ª posição na América Latina, a Bahia se destacou com dois nomes: o Origem, de Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, na 52º lugar, e o Manga, dos chefs Dante e Kafe Bassi, na 99ª.
Confira lista completa:
Ver essa foto no Instagram