A gastronomia baiana vai ganhar espaço nas mesas de Viena nesta semana. Nos dias 12 e 13 de novembro, os chefs Fabricio Lemos e Lisiane Arouca apresentam sabores do Origem, restaurante de Salvador atualmente na 68ª posição do LATAM 50 Best Restaurants, em dois jantares a seis mãos com o chef brasileiro radicado na Áustria, Kias Burget. Os encontros acontecem no restaurante Kias, na capital austríaca.
Natural de Brasília, Kias vive fora do país há 25 anos. Seu caminho até a cozinha foi pouco previsível: ele se formou em dança, mas a paixão por cozinhar falou mais alto ao longo dos anos. Em Viena, começou recriando receitas brasileiras com novas influências até abrir, em 2020, sua própria casa, que leva seu nome. No Kias, ele une referências do Brasil e da Áustria em pratos autorais e afetivos.

Chef Kias Burget | Foto: Petra Schmidt
A sintonia entre as cozinhas dos três chefs passa pelo uso de ingredientes sazonais, frescos e regionais. Para o jantar em parceria com o Origem, Kias abre a noite com um croquete de frango acompanhado de maionese de pequi, seguido por crudo de truta arco-íris com aguachile de pimenta biquinho, tomate fermentado, botarga caseira e azeite verde.
Fabricio Lemos traz como primeira entrada um caldo de mariscos servido com tartelete de peixe com gel de caju e abacate. Como principal, apresenta um dos pratos que sintetizam seu diálogo entre Bahia e alta técnica: agnolotti de vatapá com camarão no molho de moqueca, espuma de coco e beiju.

Lisiane leva sua “Jabuticabeira” a Viena | Foto: Leonardo Freire
Para encerrar, entra em cena a confeitaria de Lisiane Arouca, uma das chefs pâtissiers mais reconhecidas do país. Ela leva à mesa sua sobremesa “Jabuticabeira”, parte do menu atual do Origem, “Recôncavo”. Leve e refrescante, combina três sorvetes (jabuticaba, uva preta e iogurte), finalizados com uma tuille de batata roxa.