A celebração da ancestralidade, da cozinha vegetal e das conexões entre diásporas africanas marca a noite deste sábado (8), em Salvador. O chef Kaywa Hilton, do Boia Restaurante, recebe a chef franco-congolesa Glory Kabé, referência do movimento afro-vegano na Europa, para um jantar a quatro mãos a partir das 19h, no Horto Florestal.
Pioneira em levar ao centro da alta gastronomia a culinária vegetal inspirada em memórias e afetos das comunidades africanas e afrodescendentes, Glory Kabé iniciou sua trajetória profissional nos ares, como comissária de bordo, antes de mergulhar na cozinha. Sua proposta culinária valoriza sabores ancestrais em diálogo com consciência e identidade.
Ao lado de Kaywa Hilton, expoente da gastronomia baiana contemporânea e reconhecido por seu trabalho autoral pautado em ingredientes locais, a chef apresenta um menu exclusivo composto por cinco etapas. A experiência propõe um encontro entre culturas, narrativas e sensibilidades culinárias.
O jantar integra a programação da Temporada França-Brasil 2025, tem vagas limitadas e custa R$ 280 por pessoa (bebidas não incluídas). Além do Boia, outros restaurantes da cidade, como o Origem, Preta Tirachapeu, Manga e Zanzibar participaram da programação.