A chef baiana Luciana Berry, radicada em Londres e vencedora do “TopChef Brasil 2020”, será a responsável pela produção local do time carioca que participará do San Sebastián Gastronomika 2025, um dos maiores congressos de gastronomia do mundo. O evento acontece de 6 a 8 de outubro, no País Basco, na Espanha, e terá o Rio de Janeiro como cidade convidada.Esta é a primeira vez que a América do Sul protagoniza a programação.
A comitiva carioca será formada por alguns dos nomes mais prestigiados da gastronomia brasileira: Rafa Costa e Silva, do restaurante Lasai (2 estrelas Michelin, eleito o melhor do Brasil e 28º do mundo pelo The World’s 50 Best), Felipe Bronze, do Oro (2 estrelas Michelin), e Thomas Troisgros, do Oseille (1 estrela Michelin). Os três comandarão palestras no auditório principal, apresentando a gastronomia criativa desenvolvida no Rio e sua crescente projeção internacional.

Dani Maia, secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, ao lado dos chefs | Foto: Alexandre Macieira
Também integram o grupo os chefs Danilo Parah (Rudä, Maskä e Roxy Dinner Show, todos recomendados pelo Guia Michelin) e Elia Schramm (Babbo Osteria, Francese Brasserie e Jurubeba Bar). Eles conduzirão uma série de ações no estande carioca e em outros espaços da feira, oferecendo pratos que representam a diversidade e a identidade gastronômica carioca.
Com sua experiência internacional e raízes baianas, Luciana Berry será peça-chave na coordenação da comitiva, reforçando a presença do Brasil no cenário global da alta gastronomia.