Zanzibar abre as portas para Jantar Africano com pratos típicos de Angola, Senegal e Congo

Zanzibar abre as portas para Jantar Africano com pratos típicos de Angola, Senegal e Congo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 23/09/2025 às 17:58 / Leia em 2 minutos

A chef Ana Célia abre as portas do Zanzibar, no Santo Antônio Além do Carmo, nos dias 18 e 19 de novembro, às 19h, para receber o Jantar Africano – Bileyí Ya Pokua, projeto conduzido por Rikler Makabu Sekelembe, conhecido como Chef Kimberly. A proposta é celebrar a diversidade e a riqueza da culinária africana, trazendo para Salvador sabores tradicionais de países como Angola, Senegal e República Democrática do Congo, terra natal do chef.

A escolha da data carrega um significado simbólico: antevéspera e véspera do do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, só recentemente reconhecido como feriado na capital baiana, marcando a luta do povo negro e a memória de Zumbi dos Palmares. Nesse contexto, o jantar vai além da gastronomia e se afirma como experiência cultural, com feira, DJ africano e apresentações artísticas.

Chef Kimberly será o responsável pelo menu tradicional | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cardápio

Entre as entradas, serão servidos bolinhos de frango, de peixe e opções veganas ao molho do chef. Entre os pratos principais, o destaque vai para o Makabu Nsaka Madesu (feijão com folhas de mandioca, da República Democrática do Congo), o Calulu de carne seca (de Angola) e o Mafé, guisado senegalês de carne ao molho de amendoim com legumes. Arroz, fufu, banana da terra, kwanga e mikate acompanham o menu, que será encerrado com a sobremesa Galette africano.

No bairro do Santo Antônio Além do Carmo, o Zanzibar é um espaço reconhecido por valorizar a cultura afro-baiana e proporcionar experiências gastronômicas que dialogam com a ancestralidade. Mais do que um restaurante, o local se tornou ponto de encontro para quem busca vivências autênticas em Salvador, em um ambiente acolhedor e cheio de identidade.

As reservas para os jantares – R$ 180 por pessoa – feitas via Pix [chezkimberly15@gmail.com], em nome de Rikler Makabu Sekelembe. Após a transferência, enviar comprovante e nome complento para o WhatsApp.

Leia também:

‘A cozinha precisa de nossas histórias’: chefs negros falam sobre suas trajetórias na Gastronomia

Chefs baianas preparam menu para os presidentes de Brasil e Portugal, no Itamaraty

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia