“Conhecer, conectar e compartilhar. Há 13 anos, usamos a gastronomia para transformar vidas e provar que oportunidade também se serve à mesa”, afirma a chef Morena Leite, criadora do Instituto Capim Santo.
Sob a liderança da chef, reconhecida por mais de 20 anos de experiência unindo técnicas internacionais e ingredientes brasileiros, o Instituto democratiza o acesso a uma formação de excelência em gastronomia por meio do projeto Cozinha do Amanhã. A iniciativa qualifica jovens e adultos na gastronomia social, com pilares como acolhimento, valorização da cultura local, respeito à diversidade, combate ao desperdício e incentivo ao diálogo com pequenos produtores.
Ao longo do tempo, o Instituto Capim Santo já certificou mais de 12 mil alunos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Trancoso e Itacaré. Na Bahia, a organização também atua no combate à fome. Pelo projeto Pare com a Fome, já distribuiu milhares de refeições prontas em comunidades vulneráveis, sempre priorizando o uso integral dos alimentos para evitar desperdícios e reforçar a alimentação saudável.
“Nossos alunos aprendem muito mais do que preparar pratos saborosos, nutritivos e com identidade local. As formações se tornam um espaço de troca, onde experiências, histórias e conexões impulsionam o empoderamento e o crescimento pessoal e profissional. Eles saem mais conscientes de suas habilidades, seja na gastronomia ou em qualquer outra área. Esses aprendizados ficam para a vida toda”, afirma Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo.
Natural de Ilhéus (BA), Luccio tem formação em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz e MBA pela FGV, além de experiência internacional na área de gastronomia. À frente do Instituto, ele trabalha para levar o projeto Cozinha do Amanhã a todos os biomas do país.
Além da formação gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade, o Instituto Capim Santo oferece consultoria para ONGs e instituições privadas na área de alimentação, treina equipes de restaurantes sociais e participa de eventos nacionais e internacionais para discutir temas como combate à fome, desperdício e valorização da culinária brasileira.
Com projetos viabilizados por patrocínios e doações, a organização busca novos parceiros para continuar formando profissionais e gerando oportunidades no estado da Bahia e em outras regiões do país. Mais informações: www.institutocapimsanto.org.br | @institutocapimsanto.