Os restaurantes Amado e Gero, do Grupo Fasano, participam mais uma vez do Festival Tempero Bahia, que acontece de 28 de agosto a 7 de setembro, em Salvador, Feira de Santana, Vale do Capão, Morro de São Paulo, Itaparica e Vera Cruz. Nesta 8ª edição, o tema “Biomas da Bahia: Caatinga” inspira a criação de pratos exclusivos com ingredientes típicos como mandioca, caju, licuri e maracujá do mato.

Semifreddo do chef Bahia Brito para o Tempero Bahia | Foto: Leonardo Freire
No restaurante Gero, dentro do Hotel Fasano, na Praça Castro Alves, o chef Bahia Brito assina a sobremesa Semifreddo de Licuri com Calda de Caju. “O licuri é um fruto muito interessante da nossa cultura nordestina, é um tipo de amêndoa muito comum na Caatinga, e costuma-se dizer que ‘do licurizeiro se aproveita tudo’. A noz é usada na alimentação, pode ser consumida crua, torrada, como base para doces ou licores”, destaca o chef.
Já o Amado, na Avenida Lafayete Coutinho, com a vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos, apresenta um Magret do Sol ao Molho de Maracujá do Mato com Mil-folhas de Aipim e Farofa de Licuri, criado pelo chef Danilo Fernandes. “Como estamos no Nordeste, muitos ingredientes típicos já estão presentes no nosso cardápio. Neste ano, vamos utilizar o licuri para fazer uma farofa e vamos utilizar o maracujá da Catinga para o molho e mandioca para o mil-folhas”, revela o chef.

Magret do Sol do chef Danilo para o Amado | Foto: Leonardo Freire
O Festival Tempero Bahia celebra a diversidade da gastronomia baiana com foco na sustentabilidade, nas raízes culturais e nos sabores dos biomas regionais. Mais informações sobre a programação e os restaurantes participantes estão disponíveis no site oficial do evento e no Instagram @temperooficial_.