A alimentação exerce um papel fundamental no bom funcionamento do corpo e, especialmente, na saúde cardiovascular. Um novo estudo acrescenta nova evidência nesse sentido e mostra que o consumo diário de feijão e grão-de-bico pode melhorar a saúde cardíaca e metabólica, reduzindo o risco de doenças crônicas.
O trabalho foi apresentado no congresso da Sociedade Americana de Nutrição, que aconteceu entre 31 de maio e 3 de junho em Orlando, nos Estados Unidos. Ele envolveu 72 pessoas com pré-diabetes — uma condição clínica que antecede o diabetes tipo 2 — que foram acompanhadas durante 12 semanas, e mostrou uma associação entre o consumo de grão-de-bico e melhores níveis de colesterol, e o consumo de feijão à redução da inflamação.
“Indivíduos com pré-diabetes frequentemente apresentam metabolismo lipídico prejudicado e inflamação crônica de baixo grau, fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como doenças cardíacas e diabetes tipo 2”, afirma Morganne Smith, doutoranda no Instituto de Tecnologia de Illinois, em comunicado.
“Nosso estudo descobriu que o consumo de feijão ajudou a reduzir significativamente o colesterol e a inflamação em pessoas com pré-diabetes, embora os níveis de glicose não tenham sido alterados”, completa. As informações são da CNN.