Sertão da Bahia terá vinhos apresentados na maior feira B2B do setor no Brasil

Sertão da Bahia terá vinhos apresentados na maior feira B2B do setor no Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Paula Theotônio

Publicado em 15/05/2025 às 13:49 / Leia em 3 minutos

O Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF) leva o potencial vitivinícola do Sertão à Wine Trade Fair 2025, maior feira B2B do segmento no país, que acontece entre os dias 20 e 22 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Representando as vinícolas do Submédio São Francisco, com destaque especial para os rótulos baianos, o Instituto apresenta um portfólio diverso, tropical e inovador, que vem conquistando apreciadores e profissionais do setor no Brasil e no exterior.

“Temos um clima extremo, praticamos um método inovador de viticultura e produzimos vinhos marcados pela tropicalidade, qualidade e diversidade. São 9 vinícolas responsáveis por 15% da produção nacional de vinhos. E apesar da sua força, o Vale do São Francisco ainda é uma região desconhecida por boa parte do Brasil. Encaramos esse desafio com entusiasmo, pois há muitas oportunidades de crescimento”, afirma José Gualberto de Freitas Almeida, presidente da VINHOVASF.

Durante o evento, os visitantes poderão conhecer cinco vinícolas associadas ao Instituto, incluindo projetos baianos e pernambucanos. O destaque da Bahia vai para a Terranova, vinícola do Grupo Miolo, situada em Casa Nova (BA), que apresenta seus espumantes leves, refrescantes e vibrantes, produzidos pelo método charmat. Entre os rótulos, estarão Terranova Brut, Brut Rosé, Moscatel e Demi-Sec.

Para enriquecer a experiência dos visitantes, será lançado na feira um mapa enoturístico do Vale do São Francisco, com localização das vinícolas, dicas de atrativos naturais, hotéis e restaurantes, incentivando o enoturismo na região.

Vale do São Francisco é responsável por 15% da produção brasileira de vinhos | Foto: Paula Theotonio

Vinhos do Sertão: Bahia e Pernambuco unidas pela uva

As vinícolas da VINHOVASF são responsáveis por 15% da produção nacional de vinhos, com destaque para vinhos finos tranquilos, espumantes, frisantes e sucos. Entre os expositores, estarão ainda:

  • Botticelli (PE): vinícola mais antiga da região, fundada em 1986, com destaque para os varietais de Chenin Blanc e Ruby Cabernet, além de espumantes jovens.
  • Grupo Verano Brasil (PE): apresenta os vinhos premium da marca Garziera e os descontraídos rótulos da linha Rio Valley.
  • Rio Sol (PE): traz seu catálogo completo, com destaque para os lançamentos Gran Reserva Egiodola e Gran Reserva Malbec, com rótulos que homenageiam a fauna local.

A força dos vinhos tropicais da Bahia

O Vale do São Francisco é a única região vitivinícola tropical do mundo a possuir uma Indicação Geográfica de Procedência (IP-VSF), abrangendo municípios da Bahia e Pernambuco. Essa é a primeira IP brasileira fora da região Sul, englobando os municípios baianos de Casa Nova e Curaçá.

Na Bahia, a viticultura se desenvolve em um modelo único, com até duas safras e meia por ano, colheitas escalonadas e vinhos de perfis diversos: dos brancos aromáticos aos tintos estruturados, dos rosés delicados aos espumantes versáteis, com destaque para o frescor, a acidez equilibrada e a expressão das frutas tropicais.

Alguns dos vinhos baianos já certificados com o selo IP-VSF estarão em degustação na Wine Trade Fair, reforçando a autenticidade e a qualidade do terroir tropical da Bahia, hoje cada vez mais presente nas taças do Brasil.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia