Após um rápido intervalo, quando foram realizadas obras de reforma e ampliação, o restaurante Dona Mariquita – Casa de Veraneio, no Polo de Economia Criativa, no Porto de Salvador, reabriu as portas na última semana totalmente renovado. O espaço, comandado pela chef Leila Carreiro, praticamente dobrou de tamanho, passando de 66 para 103 assentos, e ganhou novos ambientes, como o Dona do Bar, antecipado com exclusividade pelo Alô Alô Bahia como uma das novidades ainda para 2024.
A segunda casa da chef em Salvador ganhou ainda uma varanda à beira-mar mais ampla, com capacidade para 20 pessoas sentadas, no projeto do arquiteto Roberto Leal, o mesmo que projetou o espaço anterior.
Com as mudanças, a vista para a Baía de Todos-Os-Santos foi privilegiada e ganhou até uma programação especial. A partir deste final de ano, o espaço funcionará do almoço às 19h, de quinta a sábado, com direito a um exclusivo cardápio de petiscos para quem aprecia o pôr-do-sol, servido exclusivamente a partir das 17h.
“Agora, o cliente está ainda mais ligado nessa conexão entre a comida que chega à mesa e o seu lugar de origem”, explica a chef, que resgatou diversos pratos da cozinha praiana da Ilha, como a salada de peguari, a caranguejada, o escaldado de peixe e o siriabo (moqueca de siri boia com siri catado e quiabo), dentre outros frutos do mar que integram o cardápio da casa e que chegam exatamente da baía.
As novidades do Dona Mariquita – Casa de Veraneio também chegam à cozinha, que ganhou uma grelha para o preparo de mariscos na brasa, oferecendo uma nova experiência com os frutos do mar grelhados.
Já o novo Dona do Bar, com direito a assentos no balcão, traz novos drinks assinados pelo mixologista Abel Moreira e batizados com nomes que fazem referência a pontos daquela região da cidade, como o Cal & Maria, feito com capim santo; e Epô, que significa dendê em iorubá.