O empate entre Athletico-PR e Grêmio por 0x0, neste sábado (2), na Arena da Baixada, em Curitiba, deixou o Furacão sob risco de sair do G5 do Campeonato Brasileiro e manteve o time gaúcho no meio da tabela após a 14ª rodada.
O jogo teve equilíbrio no placar, mas foi marcado por tensão e cartões. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Lucas Esquivel foi expulso após acertar uma cotovelada em José Enamorado, lance revisado pelo VAR. Com um jogador a mais, o Grêmio passou a ter mais espaço para avançar, mas encontrou dificuldade para transformar posse e volume ofensivo em chances claras.
Na etapa final, o time gaúcho tentou acelerar pelos lados e pressionou em busca do gol, enquanto o Athletico reorganizou a marcação para resistir em casa. A vantagem numérica gremista terminou aos 39 minutos do segundo tempo, quando Riquelme recebeu o segundo cartão amarelo após confusão com Benavídez e também foi expulso.
Com o resultado, o Athletico chegou a 23 pontos e permaneceu momentaneamente na 5ª colocação, mas passou a depender dos demais jogos da rodada para seguir entre os primeiros colocados. O Bahia, com 21 pontos e jogo a disputar, ainda podia ultrapassar o Furacão na sequência da rodada.
O Grêmio foi a 17 pontos e ficou na 12ª posição, ainda distante da briga direta pelo topo. Na próxima rodada do Brasileirão, o Athletico visita o Vasco no domingo (10), às 20h30, em São Januário. Antes disso, o Grêmio volta a campo pela Copa Sul-Americana, contra o Deportivo Riestra, na terça-feira (5), às 19h, em Buenos Aires.