A lista de participantes do “Big Brother Brasil 26” ganhou um nome de destaque mundial, literalmente. O ex-jogador Edílson da Silva Ferreira, popularmente conhecido como Edílson Capetinha, foi confirmado no grupo Camarote na estreia do programa, nesta segunda-feira (12).
Aos 55 anos, o soteropolitano entra na casa mais vigiada do país carregando na bagagem o título de pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002 e uma carreira marcada por dribles desconcertantes, muitos gols e uma personalidade que nunca fugiu de controvérsias.
Revelado para o grande público no início da década de 90, Edílson foi peça-chave na “Era Parmalat” do Palmeiras. Pelo clube alviverde, conquistou o bicampeonato paulista (1993/94) e o Brasileirão de 93, encerrando um longo jejum de títulos do time.
Após uma passagem pelo Benfica (Portugal) e pelo futebol japonês, ele retornou ao Brasil para defender justamente o arquirrival do seu antigo clube: o Corinthians.
No Parque São Jorge, Capetinha viveu o auge técnico. Foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes da FIFA em 2000 (vencendo o título), além de faturar o bicampeonato brasileiro (98/99).
Foi com a camisa do Timão que ele protagonizou um dos momentos mais icônicos (e confusos) do futebol nacional: as famosas “embaixadinhas” na final do Paulistão de 1999 contra o Palmeiras, lance que provocou uma briga generalizada em campo e encerrou a partida antes do tempo regulamentar.
No Rio de Janeiro, brilhou no Flamengo, onde foi campeão carioca em 2001 e da Copa dos Campeões, marcando gols decisivos em ambas as finais.
Ver essa foto no Instagram
Polêmicas fora de campo
Se dentro das quatro linhas Edílson era sinônimo de alegria e habilidade, fora delas enfrentou turbulências. O ex-atleta chegou a ser preso em quatro ocasiões diferentes devido ao não pagamento de pensão alimentícia.
Ele também teve seu nome envolvido em uma investigação da Polícia Federal sobre fraudes em loterias esportivas.
Edílson sempre alegou inocência e, em entrevistas recentes, explicou ter sido envolvido injustamente por atender ligações de pessoas grampeadas, ressaltando que foi absolvido no processo.
Veterano de reality
O BBB 26 não será a primeira experiência de Capetinha em competições televisivas. Em 2013, o baiano participou do quadro “Dança dos Famosos”, do “Domingão com Huck”, onde mostrou gingado, mas acabou eliminado na repescagem.
Nos últimos anos, atuou como comentarista esportivo, mantendo-se na mídia com opiniões fortes.