Pituaçu consegue alvará e está liberado para jogos do Baianão

Pituaçu consegue alvará e está liberado para jogos do Baianão

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 12/01/2026 às 19:46 / Leia em 2 minutos

A novela burocrática envolvendo o Estádio de Pituaçu chegou ao fim. Na tarde desta segunda-feira (12), a praça esportiva recebeu o alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura de Salvador, tornando-se oficialmente apta a receber partidas do Campeonato Baiano de 2026.

A liberação ocorre após a regularização das pendências junto à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), última etapa que travava a reabertura. Com o documento em mãos, o estádio cumpre agora todas as exigências da Lei Geral do Esporte e da portaria do Ministério do Esporte, que vetava jogos, até mesmo com portões fechados, em locais sem licenciamento completo.

A regularização é fruto de um acordo costurado entre o Ministério Público (MP-BA) e o Governo do Estado (via Setre e Sudesb), mas a demora na emissão do alvará municipal havia gerado uma crise logística na tabela.

Do ponto de vista de segurança, a Polícia Militar já havia autorizado a presença de público (inicialmente restrito a 3.000 pessoas). Com a documentação municipal regularizada, a capacidade pode ser ampliada para até 18 mil torcedores, respeitando as restrições operacionais de segurança.

Apesar da luz verde para o estádio, a logística para a segunda rodada permanece uma incógnita até o fechamento desta matéria.

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) já havia transferido o mando de campo do Jacuipense contra o Vitória (nesta terça, 13) para a Arena Cajueiro, em Feira de Santana, e o jogo do Galícia contra a Juazeirense para Jequié.

Ainda não há confirmação oficial se haverá tempo hábil ou interesse logístico dos clubes para reverter a mudança e trazer os confrontos de volta para Salvador nesta rodada.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia