O baiano Fábio Jesus, natural de Monte Santo, foi o melhor colocado do Brasil na prova masculina da 100ª São Silvestre, realizada na manhã desta terça-feira (31), em São Paulo. Ele conquistou o terceiro lugar, atrás do etíope Muse Gizachew e do queniano Jonathan Kipkoech, que mantiveram a hegemonia africana na prova.
Após terminar a corrida em 45min06s, o atleta destacou as dificuldades enfrentadas pelos atletas no Brasil e a falta de incentivo ao atletismo. “Que pena que o Brasil não incentiva o atletismo, um esporte tão importante. Eu treino na rua, porque não liberam as pistas para a gente participar”, reclamou.
Ele ainda destacou que a falta de apoio dificulta a disputa contra os africanos. “É muito treino e muita dedicação para a gente chegar aqui. Brigar com os africanos não é fácil. A gente treina demais, se dedica demais”, disse.
O domínio africano segue marcante na tradicional corrida paulistana. Nos últimos 15 anos, apenas o brasileiro Marílson Gomes dos Santos venceu a prova masculina, em 2010. No feminino, todas as campeãs do período foram africanas, sendo Lucélia Peres, em 2006, a última brasileira a conquistar o título.