O meia Saúl vai buscar uma nova avaliação médica antes de definir se passará por uma cirurgia para corrigir um problema no tendão da perna esquerda. O jogador, que faz consultas na Espanha, pretende tomar a decisão no início de janeiro, e o procedimento pode afastá-lo do Flamengo por até quatro meses.
Segundo informações do ge, Saúl passou por consulta nesta semana e ouviu duas possibilidades: operar ou seguir com tratamento conservador. O departamento médico rubro-negro acompanha o caso e troca informações com os profissionais consultados pelo atleta, enquanto o clube sinaliza tendência de indicar a cirurgia, sem tirar do jogador a decisão final, considerando o quadro de dor.
O espanhol ainda passará por uma nova consulta com outro médico, também referência na Europa, no começo de janeiro. Se optar pela cirurgia, o procedimento precisará do aval do Flamengo, que pretende discutir com o especialista escolhido por Saúl qual método será adotado.
O diagnóstico é de tendinopatia insercional do Aquiles, um problema associado a um osso proeminente no calcanhar que causa dor na região. A cirurgia, de acordo com a reportagem, consiste em retirar esse fragmento para eliminar o incômodo, relatado por Saúl há seis meses, o que atrapalhou sua sequência no clube.
Caso o procedimento seja feito ainda em janeiro, a recuperação é considerada mais delicada e pode levar de três a quatro meses. Com isso, Saúl retornaria apenas após o Campeonato Carioca e com o Brasileirão já em andamento, além de ficar fora das decisões da Supercopa do Brasil contra o Corinthians e da Recopa Sul-Americana contra o Lanús.
Saúl chegou ao Flamengo na janela do meio do ano e disputou 24 partidas. No período, o meia conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.