O jovem atleta baiano Pedro Emmanuel da Veiga, de apenas 14 anos, representa o Brasil no Circuito Mundial de Stand Up Paddle Surf, que acontece em Gran Canaria, na Espanha. A competição integra o APP World Tour Pro Junior e segue até domingo (21), reunindo alguns dos principais nomes da nova geração do esporte.
Apesar da pouca idade, Pedro já construiu um currículo expressivo. Ele soma dez títulos brasileiros nas modalidades SUP Wave e SUP Race e, em participações anteriores no mundial, alcançou o 5º lugar em sua categoria e a 9ª colocação entre os profissionais. Agora, o desafio é ainda maior: tornar-se o atleta mais jovem da história a conquistar o título mundial na categoria sub-21.

Com apenas 14 anos, Pedro Emmanuel busca título mundial | Foto: Acervo pessoal
De acordo com o pai do atleta, André Nunes Santana, a preparação foi intensa e o foco está totalmente voltado para a disputa. “A expectativa da gente em relação ao mundial é a melhor possível. A gente treinou bastante. Ele tá muito preparado para brigar pelo título. Nosso objetivo é vencer a categoria sub-21, que é a categoria de base que Pedro vem treinando para obter seu primeiro título mundial. Esse ano ele vai entrar na briga pelo título”, afirma.
O início da campanha no mundial foi promissor. Na manhã desta quarta-feira (17), o baiano venceu a primeira bateria de sua categoria, garantiu vaga na fase seguinte e ainda conquistou a nota mais alta do dia até o momento, reforçando seu favoritismo e o potencial de fazer história no stand up paddle surf mundial. Pedro e o pai viajaram para a Espanha com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).