Conheça Safonov, polêmico goleiro do PSG que virou carrasco do Flamengo

Conheça Safonov, polêmico goleiro do PSG que virou carrasco do Flamengo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Divulgação

Publicado em 17/12/2025 às 16:59 / Leia em 3 minutos

O grande destaque da final do Intercontinental foi o goleiro russo Safonov. Desconhecido para a maior parte do público, ele foi uma surpresa na escalação do Paris Saint-Germain contra o Flamengo. No fim, ele defendeu quatro pênaltis e garantiu o caneco para os franceses.

O russo foi contratado após se destacar no Krasnodar. O goleiro russo esteve no elenco campeão da Champions League 2024-25. Mesmo com a saída do italiano Gianluigi Donnarumma no meio do ano, Safonov seguiu como segunda opção após o clube francês ter tirado Chevalier do Lille.

Pela seleção da Rússia, o arqueiro foi convocado pela primeira vez em junho de 2020 e esteve no elenco que disputou a Eurocopa de 2021.

No PSG, Safonov vive uma briga silenciosa com o zagueiro ucraniano Illia Zabarny. O motivo? O conflito militar entre Rússia e Ucrânia.

Os dois são raramente escalados juntos. Isso poderia ser apenas uma coincidência, não fosse uma informação de que o zagueiro chegou a pedir que o russo não fosse contratado pelo clube francês.

Quem revelou a situação foi o ex-goleiro Denys Boyko, que jogou com Zabarnyi no Dínamo de Kiev, durante entrevista ao canal ucraniano Football 360.

“Felizmente, Safonov não está jogando. E isso já é algo positivo. Falei com Illia e sei que ele pediu, como condição para se juntar ao PSG, que o russo não fizesse mais parte do clube. Infelizmente, nem tudo pode correr como esperado, como Illia espera. Essa pessoa tem um contrato que não pode ser rescindido”, disse Boyko.

Matvey Safonov foi contratado em julho de 2024, ainda antes da saída de Gianluigi Donnarumma para o Manchester City. Ele atuava no Krasnodar, da Rússia.

Já Zabarnyi chegou em agosto deste ano. O PSG pagou 63 milhões de euros (cerca de R$ 400 milhões) pelo jogador ao Bournemouth.

No começo de dezembro, o russo assumiu a titularidade na meta do PSG. Coincidiu com um período em que Zabarnyi ficou fora da equipe. “Ele está doente”, resumiu o técnico Luis Enrique na entrevista coletiva após o jogo.

Em diferentes momentos da Guerra na Ucrânia, Zabarnyi denunciou ataques e se posicionou publicamente contra a Rússia. “Independência não é só apenas uma palavra da história. É um esforço diário, força e fé de milhões de corações. Obrigado a todos os heróis do dia a dia que lutam por paz e liberdade. Eu amo a Ucrânia infinitamente por suas pessoas, músicas e resiliência”, escreveu o zagueiro em 24 agosto, quando o país comemora a independência.

Segundo o jornal francês L’Équipe, a questão geopolítica foi levada em conta na contratação do Safonov. “Você acha que não levamos isso em consideração em nossas deliberações?”, ironizou uma fonte do clube ao veículo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia