O que o Fortaleza precisa fazer para não ser rebaixado para a Série B do Brasileirão

O que o Fortaleza precisa fazer para não ser rebaixado para a Série B do Brasileirão

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Mateus Lotif/FEC

Publicado em 04/12/2025 às 08:14 / Leia em 2 minutos

Depois de passar 27 rodadas no Z-4, o Fortaleza saiu da zona de rebaixamento ao vencer o Corinthians na 37ª rodada e chega à última partida do Brasileirão dependendo só de si contra o Botafogo, no Nilton Santos, para seguir na Série A em 2026.

Com o resultado no Castelão, o time de Martín Palermo chegou a 43 pontos e assumiu a 16ª colocação, à frente de Vitória (42) e Internacional (41), e logo atrás de Ceará (43) e Santos (44). Todos entram em campo no domingo: o Leão visita o Botafogo, enquanto Vitória recebe o São Paulo, o Inter encara o Bragantino em casa, o Santos pega o Cruzeiro na Vila Belmiro e o Ceará enfrenta o Palmeiras no Castelão.

No cenário mais simples, uma vitória no Rio leva o Fortaleza a 46 pontos, marca que, segundo projeções estatísticas, garante 100% de permanência na elite e ainda pode fazer o clube ganhar posições na tabela. Nesse caso, o resultado dos rivais diretos deixa de importar: mesmo que Vitória, Inter, Ceará e Santos vençam, o time tricolor escapa do rebaixamento.

Se o confronto com o Botafogo terminar em empate, o Fortaleza fecha o campeonato com 44 pontos e passa a depender da combinação de resultados. Para se manter na Série A, o clube precisa que pelo menos dois entre Vitória, Internacional e Ceará não vençam seus jogos – ou seja, tropecem com empate ou derrota. Como Santos já parte à frente, a principal preocupação fica com os rivais que hoje estão abaixo ou empatados na pontuação e ainda podem ultrapassar o Leão.

Em caso de derrota no Nilton Santos, o time permanece com 43 pontos e a margem de segurança praticamente some. Para escapar mesmo perdendo, o Fortaleza precisa que dois concorrentes diretos também deixem pontos pelo caminho: o Internacional tem de ser derrotado pelo Bragantino, e o Vitória pode, no máximo, empatar com o São Paulo, sem tirar a desvantagem no saldo de gols. Qualquer combinação com triunfo baiano e reação colorada aumenta muito o risco de ver o clube novamente na zona da degola ao fim da rodada.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia