Flamengo é campeão brasileiro de 2025 após vencer o Ceará por 1 a 0, nesta quarta-feira (3), no Maracanã, diante de mais de 73 mil torcedores. O gol de Samuel Lino, aos 36 minutos do primeiro tempo, garantiu a taça com uma rodada de antecedência e coroou a temporada de títulos do time comandado por Filipe Luís.
No gramado, o jogo foi controlado pelos rubro-negros, que tiveram mais posse de bola e criaram as principais chances, mesmo sem transformar o domínio em goleada. A noite histórica ainda quebrou o recorde de público entre clubes no novo Maracanã, com cerca de 73,2 mil presentes e renda próxima de R$ 4,9 milhões, a maior do futebol brasileiro em 2025.
Autor do gol do título, Samuel Lino encerrou uma sequência de seis partidas sem marcar e usou a ideia de resiliência para resumir o momento. “Mostra como sou resiliente, luto, batalho não só nesse jogo, mas na minha carreira”, disse o atacante, ao lembrar as críticas recentes e celebrar o papel decisivo justamente na noite em que decidiu o campeonato.
Fora de campo, a conquista consolida 2025 como uma temporada histórica para o clube. Depois de erguer a Supercopa, o Campeonato Carioca e o tetracampeonato da Libertadores, o time de Filipe Luís alcança o quarto troféu do ano e iguala a marca de 2020 como uma das temporadas com mais títulos, ainda com a Copa Intercontinental no horizonte.
Na tabela, o resultado levou o Flamengo a 78 pontos, contra 73 do vice-líder Palmeiras, diferença que já não pode ser revertida na última rodada. Com o título assegurado, a comissão técnica estuda utilizar uma equipe majoritariamente sub-20 no encerramento do Brasileirão, enquanto o elenco passa a direcionar o foco para a disputa internacional que pode ampliar ainda mais a lista de conquistas de 2025.