O dia promete ser de grandes emoções para os amantes de futebol. Neste sábado (29), o lugar de maior conquistador da América no futebol nacional, como primeiro tetracampeão sul-americano do país, será do Palmeiras ou do Flamengo. A “Gloria Eterna” será colocada em jogo a partir das 18h, no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru.
O último ano em que o posto de time brasileiro com mais Libertadores pertenceu isoladamente a um clube foi 2011, quando o São Paulo, único tri desde 2005, foi igualado pelo Santos. De lá para cá, a dupla Santos e São Paulo viu Grêmio, Palmeiras e Flamengo chegarem aos mesmos três títulos.
Para o aguardado confronto, o Verdão deve entrar em campo com Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. O volante Lucas Evangelista e o atacante Paulinho, contundidos, são desfalques certos, enquanto Weverton pode ser novidade no banco, se estiver plenamente recuperado.
Já o Rubro-Negro deve contar com Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique. Os atacantes Gonzalo Plata (suspenso) e Pedro (lesão muscular na coxa esquerda) estão fora. O zagueiro Léo Ortiz (estiramento no tornozelo direito) é dúvida.
Palmeiras e Flamengo se reencontram em uma final de Libertadores quatro anos após o confronto no Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Em caso de vitória do Palmeiras, o português Abel Ferreira pode se isolar como técnico mais vezes campeão pelo Verdão, com 11 taças, uma a mais que Oswaldo Brandão. Além disso, alcançaria a terceira Libertadores, igualando-se a Osvaldo Zubeldía, tri pelo Estudiantes (Argentina) entre 1968 e 1970, como segundo treinador com mais títulos.