O Fluminense já garantiu presença na próxima Conmebol Libertadores após golear o São Paulo por 6 a 0, no Maracanã, pela 36ª rodada do Brasileirão, mas ainda luta por uma vaga direta na fase de grupos para aliviar o calendário em 2026 e aumentar a receita do clube.
De acordo com o ge, o Tricolor está assegurado ao menos na pré-Libertadores, porém precisa consolidar a atual quinta colocação no Campeonato Brasileiro para não depender de nenhuma outra combinação. A posição ganhou peso porque Flamengo ou Palmeiras serão campeões da atual edição da Libertadores, o que abre uma vaga extra direta para clubes brasileiros na fase de grupos.
Hoje, o Fluminense aparece em 5º lugar, com 58 pontos, e tem como rivais diretos Botafogo e Bahia, que ainda entram em campo na rodada. O time de Fernando Diniz vem de vitória sobre o São Paulo e ainda enfrenta o Grêmio fora de casa e o Bahia no Maracanã. Manter-se à frente cariocas e baianos ao fim das 38 rodadas é o cenário mais simples para garantir a vaga direta.
Outra possibilidade é usar a Copa do Brasil como passaporte. O torneio também dá classificação imediata à fase de grupos da Libertadores, e o Fluminense está na semifinal, em confronto contra o Vasco. Do outro lado da chave, Cruzeiro e Corinthians brigam pela outra vaga na decisão. Como semifinais e finais acontecem apenas depois do fim do Brasileirão, essa definição virá só após a última rodada.
Existe ainda um terceiro caminho: terminar o Brasileirão em sexto lugar e torcer para o Cruzeiro ser campeão da Copa do Brasil. Como o clube mineiro ocupa hoje a 3ª posição da tabela, um eventual título abriria mais uma vaga via campeonato nacional, permitindo que até o sexto colocado avance diretamente para a fase de grupos. Nesse cenário, o Fluminense poderia cair uma posição, mas ainda assim comemorar a classificação direta.