O Esporte Clube Bahia conquistou o título do Campeonato Baiano Sub-17, na tarde desta sexta-feira (28), em um clássico eletrizante decidido nos pênaltis contra o Vitória, no Estádio de Pituaçu.
O triunfo garantiu o bicampeonato da categoria para os Pivetes de Aço em uma campanha marcada pela excelência e pela superação na final.
A partida de volta foi intensa, especialmente porque o Tricolor havia construído uma vantagem confortável de 3 a 1 no confronto de ida.
Contudo, o Rubro-Negro reagiu com força: gols de Igor Luan e Ruan Gabriel garantiram a vitória do Vitória por 2 a 0 no tempo regulamentar, forçando a disputa final para as penalidades.
Na disputa por pênaltis, o goleiro Fábio despontou como herói do Bahia, realizando defesas cruciais nas cobranças de Airton Douglas e Cleyton Macedo.
Pelo lado tricolor, a eficiência foi máxima, com acertos de Ricardo, Jonathan Marinho, Santana e Ryan Nascimento. Apesar dos gols de Felipe Batalha e Gilmax pelo Vitória, o placar final das penalidades garantiu a taça ao Bahia.
O título é notável, pois o Tricolor disputou a final desfalcado de atletas importantes que estavam a serviço da seleção brasileira na Copa do Mundo Sub-17 até a última quinta-feira. Faltaram o goleiro Arthur Jampa e os atacantes Dell e Ruan Pablo.
A campanha vitoriosa do Bahia na competição contabilizou 18 jogos disputados, com um aproveitamento de 88,8%, totalizando 16 triunfos e apenas duas derrotas. A única derrota antes da finalíssima ocorreu na primeira fase, contra o Conquista, somada à derrota sofrida para o próprio Vitória nesta sexta.