Após a derrota do Palmeiras para o Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro, na noite deste sábado (15), Abel Ferreira foi questionado sobre o julgamento de Bruno Henrique no STJD e respondeu com um discurso em defesa de mais ética e responsabilidade social no futebol brasileiro.
O atacante do Flamengo foi inicialmente condenado a 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil por suposta manipulação ligada a um cartão amarelo em 2023, mas o Pleno do STJD reformou a decisão nesta quinta-feira (13) e manteve apenas uma multa de R$ 100 mil, sem gancho, encerrando o caso na Justiça Desportiva.
Abel evitou avaliar se a pena foi justa, mas usou a pergunta para abordar o papel do esporte no país. “O futebol deveria ser o embaixador daquilo que é o exemplo para a nossa sociedade”, afirmou o técnico, lembrando que o Brasil “respira futebol” e que jogadores e clubes são referências para crianças e torcedores.
Na sequência, o treinador reforçou que não se vê como juiz da decisão, e sim como alguém preocupado com os valores transmitidos pelo jogo. Segundo Abel, o futebol precisa representar “respeito, ética e educação” e tem força para unir diferentes classes sociais. Ele resumiu essa visão ao dizer que “o futebol precisa de união” e que a rivalidade entre clubes não pode ser confundida com inimizade.
Enquanto dirigentes e especialistas discutem se o desfecho foi proporcional, Bruno Henrique segue em campo e já voltou a marcar após a definição do STJD, afirmando em entrevista que quer “esquecer o que ficou para trás”. O discurso de Abel, ao focar em princípios e não no resultado do julgamento, adiciona uma camada moral à discussão que ainda deve render novos posicionamentos no futebol brasileiro.