Dois dias após conquistar seu primeiro título de ATP 500, João Fonseca manteve o embalo e estreou com vitória no Masters 1000 de Paris, nesta terça-feira (27). O brasileiro derrotou o canadense Denis Shapovalov de virada, por 5/7, 6/4 e 6/3, e garantiu vaga na segunda rodada do torneio.
O próximo adversário será o russo Karen Khachanov, que superou o norte-americano Ethan Quinn por duplo 6/1.
“É uma mudança de mentalidade muito grande, mas estou feliz com a forma como entrei hoje. A quadra é diferente, o torneio é maior, e ter a torcida brasileira aqui faz diferença”, comentou Fonseca após a partida.
O confronto começou equilibrado, com ambos confirmando seus saques até o 12º game. Shapovalov aproveitou uma bola fora do brasileiro para conseguir a quebra e fechar o primeiro set em 7/5.
No segundo, Fonseca reagiu rapidamente: quebrou o serviço do canadense logo no primeiro game e passou a controlar o ritmo da partida. Apesar de oscilar em alguns momentos, manteve a vantagem e empatou o jogo com um 6/4, após forçar o saque e fechar o set com um ace.
No decisivo, o jovem brasileiro repetiu o bom desempenho do set anterior. Conseguiu uma quebra logo no início, salvou cinco breakpoints em um game tenso e, mesmo após atendimento médico nas costas, seguiu firme até o fim. Com uma bola para fora de Shapovalov, Fonseca selou a vitória por 6/3 e confirmou sua boa fase.